Itaú incentiva o plantio de 500 mil árvores

Para comemorar seus 60 anos em 2005, o Banco Itaú ampliou a campanha “Plante a Primavera”. Este ano, 700 agências de todo o Brasil distribuirão mais de 130 mil kits com mais de meio milhão de sementes de tinguaciba para celebrar a chegada da primavera.

De 19 a 23 de setembro, funcionários das agências do Itaú realizarão eventos com a participação das comunidades locais no plantio de árvores em praças públicas, jardins e pontos históricos. Na edição de 2004, participaram 350 agências com a distribuição de mais de 50 mil kits com sementes de plantas nativas em todo o País. Também foram distribuídas em São Paulo 10 mil mudas de café.

Uma novidade este ano é a parceria que o Itaú fechou com o Instituto Akatu, que trabalha incentivando o consumo consciente. Além das sementes, serão distribuídos em todo o país 700 kits da “Árvore do Consumo Consciente”. Material destinado a educadores, que nas atividades com as crianças mostram como uma árvore pode ensinar temas tão variados como cidadania, responsabilidade social nas empresas, respeito à diversidade, à vida e ao meio ambiente.

A preservação ambiental também é uma marca da campanha Plante a Primavera. Este ano, a árvore símbolo da campanha é a tinguaciba, de ocorrência em todo o país. Também conhecida como tembetari, mamica ou tamanqueira, a árvore é ornamental e pode ser utilizada no paisagismo urbano. As sementes foram fornecidas pela ONG goiana Clube da Semente. O kit deste ano traz ainda uma novidade: o vaso que acompanha as sementes é feito de fibra de coco. Produzido com a casca do coco verde, o vaso poupa os aterros sanitários e ainda ajuda a preservar o xaxim, que vem desaparecendo da Mata Atlântica.

No ano passado o Banco Itaú aderiu aos Princípios do Equador, conjunto de práticas estabelecidas pela IFC, braço financeiro do Banco Mundial, que orienta a concessão de financiamento a projetos, observando a política social e de meio ambiente. Outra iniciativa recente nesta área ambiental é o lançamento do PIC Natureza, plano de capitalização feito em parceria com a Organização Não-Governamental WWF Brasil. Além de premiar correntistas, o PIC Natureza contribuirá para o reflorestamento em diversas regiões do Brasil e para ampliar a conscientização, mobilização e educação ambiental da população.

Hotelaria pode economizar água

A H2C, uma consultoria em uso racional da água, divulga no 14º Equipotel Design, evento sobre as tendências em arquitetura e instalações para o segmento hoteleiro (flats, hotéis, pousadas), instalações hidrossanitárias com projetos economizadores, contendo os mais recentes lançamentos da indústria brasileira nessa área. Em um hotel montado dentro do evento, está sendo demonstrado o conceito de Retrofit, que possibilita adaptar projetos antigos às novas tecnologias.

Segundo Paulo Costa, especialista nessa área e diretor da H2C “se antes flats e muitos estabelecimentos hoteleiros não se preocupavam com o item conta de água de sua planilha de custos, agora será obrigatório que atentem para essa rubrica e busquem implementar programas de uso racional da água”. O potencial economizador de projetos de uso racional da água chega a alcançar mais de 60% de redução no consumo – e na conta, de água, dependendo do tipo do estabelecimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published.