Uma série de informações relevantes sobre água reunidas em 500 páginas recomendam o livro Águas& Águas, do professor Jorge Antônio Barros de Macêdo, que acaba de ser lançado no mercado e que pode ser adquirido através das páginas da Águaonline.
O autor, que é professor da Universidade de Juiz de Fora, ressalta que este é um momento propício para oferecer a publicação uma vez que a água se transforma em líquido precioso, cada vez mais escasso, e em todas as indústrias o seu controle se torna fundamental, pois ela se transformou numa “commodity”.
São oferecidas informações sobre águas específicas para indústria de alimentos e farmacêuticas; para piscinas e sobre águas minerais e água adicionada de sais, sistema de gestão ambiental (SGA) e sobre o processo denominado bioaumentação, para tratamento de efluentes industriais. No capítulo 9 – Água de higienização – existem informações sobre as soluções de detergentes e sanificantes, os princípios e etapas da higienização, sobre biofilme bacteriano e os testes para avaliar a eficiência de sanificantes. Já o capítulo 10 traz informações sobre as doenças de origem hídrica e alimentar.
Para sua elaboração foram consultadas mais de 350 referências bibliográficas. O livro traz informações físico-químicas, microbiológicas e as formas de tratamento da água deste a sua obtenção em um recurso hídrico, até o sua utilização no abastecimento público, e nas indústrias, como no processo de resfriamento, nas caldeiras, e no processo de higienização. Os dados são transmitidos em linguagem simples, concisa e atual, que permite sua utilização tanto no âmbito técnico como nos cursos de nível superior. O preço é R$ 75,00 + R$ 11,90 para remessa. Clique aqui para saber como adquirir a publicação.
Filtros
A Cuno Latina está lançando os filtros retrolaváveis de areia da linha MacClean. Os produtos, que devem ser instalados no ponto de entrada de água, têm a função de reter impurezas sólidas como barro, areia, ferrugem e partículas em suspensão.
Para obter esses resultados são utilizados mecanismos de interceptação, peneiração e adsorção de sedimentos. O controle de vazão da água, iniciado a partir de 1.000 litros/h e capacidade ate 5.000 litros/h, faz dos filtros de areia, uma boa opção para locais de alto consumo de água como, hotéis, restaurantes, escolas, condomínios e outros estabelecimentos comerciais.
Unidades potabilizadoras
Com uma boa resposta de uso dentro do país as unidades potabilizadoras de água da empresa de saneamento do Uruguai (OSE) começam a ganhar mercados internacionais. As negociações envolvem 1.000 unidades a serem exportadas para a Índia mas dependem de autorização legislativa para serem concluídas. UPA: http://www.ose.com.uy
Leave a Reply