EUA ratifica primeiro tratado da Rio-92

Oito anos depois da Rio-92 pela primeira vez o Senado norte-americano ratifica um tratado oriundo da Conferência da ONU sobre Ambiente, ocorrida no Rio de Janeiro, em 1992. O documento, denominado Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação, emergiu da Rio-92 como uma possibilidade de melhoria para nações subdesenvolvidas, especialmente as do continente africano.

A desertificação é um processo de erosão e degradação do solo que ocorre quando as regiões que recebem pouca ou irregular quantidade de chuvas são super-exploradas, seja com pastoreio ou agricultura, ou desmatadas ou sua cobertura original é perdida.

Entre 1971 e 1995, os desastres naturais, agravados pelos desmatamentos causaram mais de 128.000 mortes/ano e afetaram mais de 136 milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso a perda de terras e de nascentes está na origem de mais de 10% dos recentes conflitos armados em várias partes do globo.

A perda de produtividade do solo é particularmente aguda em regiões da África mas afeta a mais de 1 bilhão de pessoas em 90 países.

Parathion

Um dos mais tóxicos pesticidas já fabricados no mundo, o Parathion-Folidol, está deixando de ser fabricado por decisão da empresa química Cheminova. O anúncio foi a culminância de uma campanha de pressão, movida por inúmeras entidades ambientalistas norte-americanas, entre as quais a American Bird Conservancy, Defenders of Wildlife, Pesticide Action Network of North America and World Wildlife Fund, junto ao órgão ambiental estadunidense (EPA) e os fabricantes.

O Ethyl parathion é considerado um dos inseticidas mais tóxicos já fabricados no mundo sendo-lhe atribuída a responsabilidade pela morte de milhares de pássaros, como patos, gansos, gaivotas, e mamíferos domésticos bem como muitos seres humanos. Desde 1991 seu uso já estava restrito nos Estados Unidos.

Embora tenha cessado a fabricação o uso restrito ainda será permitido por um prazo que vai até 31 de outubro de 2003. O acordo prevê também a proibição do uso do ethyl parathion como componente de outros pesticidas a partir de 31 de dezembro de 2000.

Leave a Reply

Your email address will not be published.