
Campeão
olímpico
convoca
população
a ser campeã
da reciclagem
Richard Maino, London Press Service
A grande mensagem verde é que reciclagem não é somente algo bom, mas pode ser muito benéfica ao trazer lucros para empresas. Os criadores e aqueles que trabalham nos bastidores da campanha consideram a prática lucrativa. O Programa de Ação de Recursos e Lixo (PARL, em inglês WRAP) é o principal do Inglaterra tendo como foco principal criar mercados eficientes e estáveis de produtos e materiais reciclados e eliminar as restrições à reciclagem, reaproveitamento e redução de lixo.
O PARL foi estabelecido em resposta à estratégia do governo do Inglaterra de promover um gerenciamento sustentável de lixo. Esta é uma organização, tal como uma empresa limitada sem fins lucrativos, garantida pelo Departamento de Indústria e Comércio, Departamento de Assuntos Agrícolas, Alimento e Meio Ambiente e as administrações da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
Todos sabem sobre as vantagens da reciclagem, que além de economizar recursos naturais e energéticos, reduz o lixo em vias públicas e a pressão nos sistemas de depósitos de lixo, especialmente em aterros. Esta prática não apenas economiza dinheiro no âmbito ambiental, mas pode promover remuneração através da coleta de matérias-primas para a produção de novas latas, garrafas, jornais, plásticos, etc. Uma das maiores indústrias em crescimento é a de tecnologia e aplicações de formas para elaborar tudo isso e criar empregos nestes projetos e em centros de reciclagem.
A Big Recycle obteve grande sucesso em 2004. Este ano ela começou uma semana de atividades promocionais. Foi criado um site na Internet, artigos para imprensa, entrevistas em Rádio e TV, encabeçada por uma celebridade em destaque. Tal campanha incentiva os consumidores a se tornarem campeões de reciclagem, quando reciclam “apenas mais uma lata, garrafa ou jornal”.
O site da campanha fornece muitas informações sobre o quê, como e onde a reciclagem pode ocorrer. A campanha tem uma mensagem simples: todos precisam pensar “Big”(Grande) sobre o que reciclam.
O campeão olímpico Sir Mathew Pinset garantiu seu apoio ao evento deste ano e foi um dos principais incentivadores da campanha. Pinset, que recicla seus próprios kits de remo, disse: “Sempre acreditei muito em reciclagem e uso o serviço de coleta da minha região local. Não penso sobre o assunto, apenas tomo atitudes”.
“Todos nós deveríamos perceber nossa capacidade de fazer uma grande diferença reciclando embalagem usada, como de refrigerantes, latas de comida, papéis, garrafas e potes plásticos e de vidro. Acho que todos nós poderíamos fazer isso. Sei por experiência própria que não é fácil reciclar em nossa vida diária. A Big Recycle existe para orientar as pessoas como e onde podem realizar tal ação, independente de onde elas residam”, adicionou o ganhador de quatro medalhas de ouro.
Os programas do PARL concentram-se em:
– criar mercados eficientes e estáveis de produtos e matérias recicladas para 100 milhões de toneladas de lixo provenientes de fontes municipais, industriais e comerciais (tal programa inclui lixos domésticos, de escritórios e de fábricas);
– trabalho específico em seis fontes de materiais: agregados, vidros, orgânicos, papéis, plásticos e madeiras, apoiados pelo trabalho em três áreas genéricas – financeira, mecânica, aquisição e padrões.
A Novelis é a maior empresa de reciclagem de latas de bebida de alumínio no Inglaterra. Bilhões de bebidas são vendidas todos os anos, porém o ponto positivo é que estas latas são 100% recicláveis. Tal material pode ser utilizado, várias vezes, na produção de metal, com intuito de fabricar novas latas sem perda de qualidade.
Fabricar vidro novo, a partir de material velho despende muito menos energia e reduz emissões de CO².
Reciclar uma garrafa:
– manterá acesa uma lâmpada de cem volts por quase uma hora;
– manterá funcionando um computador por vinte e cinco minutos;
– manterá ligada uma TV colorida por vinte minutos;
– manterá funcionando uma máquina de lavar por dez minutos.
A Paperchain é uma campanha bem direcionada, e patrocinada pelos membros do setor de produção de papéis da Confederação de Indústria de Papel (CIP) no Inglaterra, que dependem de papel recuperado como matéria-prima base. Seus objetivos são:
– aumentar a quantidade de papel reciclado no Inglaterra e assegurar que os produtores de papel do Inglaterra tenham acesso a papéis recuperados de alta qualidade e preços competitivos;
– manter os públicos-alvos informados a respeito de exigências e situações do mercado.
A recuperação e reciclagem de papel no Inglaterra possuem uma história de grande sucesso, porque tal indústria é a maior empresa no ramo. Dois terços da indústria estão diretamente envolvidos em reciclagem e dois terços das matérias-primas fibrosas da mesma são de papel recuperado/lixo. Em 2003, fábricas de papel e papelão do Inglaterra usaram 4,5 milhões de toneladas de papel recuperado, além dos 2,2 milhões de toneladas exportadas.
O plástico
Por que a reciclagem de plástico é importante para a economia? Reciclar garrafas de plástico, quando submetida à tecnologia eficiente, resulta benefícios econômicos diretos e indiretos. O desenvolvimento de uma indústria de reciclagem de plásticos eficiente e eficaz ajudará a criar uma sociedade sólida e a apoiar a economia em longo prazo. Aterro é uma opção ineficaz. Se garrafas plásticas esvaziadas forem vendidas, elas gerarão 27 milhões de libras esterlinas neste negócio.
Estima-se que haveria um aumento de lucros líquidos em alguns dos 11 serviços de período integral para cada 1.000 toneladas adicionais de garrafas plásticas recicladas, devido ao crescimento nos setores de fabricação, reprocessamento e separação.
A Valpak Packaging Compliance é a indústria-líder do ramo e possui mais de 50% das ações do mercado. A Valpak atende mais de cinco mil negócios do Inglaterra cada ano, assegurando que eles cumprem suas obrigações previstas nos regulamentos.
CRGL (Larac, em inglês) – Conselho de Reciclagem do Governo Local – é a principal organização do governo local nacional que promove a redução de lixo e reciclagem. Possui quatrocentos e trinta membros dos governos da Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. Tem como objetivo facilitar a troca de informações sobre redução de lixo e reciclagem por todo o governo local e com outras organizações; fornecer respostas precisas a iniciativas dos setores privados europeus e nacionais, e atender outros setores com informações e conselhos técnicos para promover melhor prática no gerenciamento do lixo.
Todas estas organizações enfatizam a mensagem, que ser verde pode tirar uma empresa do vermelho.
www.wrap.org.uk

Procel
A Eletrobrás está lançando a décima edição do Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia – Prêmio Procel Edição 2005. Organizada pela Eletrobrás/Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), a premiação prestigiará representantes de diversos segmentos da sociedade que se destacaram no desenvolvimento de projetos ou na implementação de ações voltadas para o incentivo do uso racional e eficiente de energia no país. O prazo de inscrição para todas as categorias termina em 15 de setembro.
O prêmio foi instituído em dezembro de 1993 e é referência de qualidade junto ao setor elétrico nacional. Além de mobilizar diversos setores em prol da economia de energia, o prêmio acaba também funcionando como um reconhecimento público de qualidade e eficiência para os vencedores.
Mais detalhes sobre o prêmio podem ser obtidos no endereço: www.eletrobras.com/procel.
Leave a Reply