Uma série de eventos que se desenvolverá de 3 a 5 de agosto em São Paulo (SP) vai centralizar os debates sobre os principais avanços em sistemas de medição e pré-pagamento de trafias de ágia, gás e energia. Os eventos incluem a Semana Latino-americano do Pré-pagamento, cursos de leitura de medidor automático, além do III Congresso Metering, Billing, CRM/CIS Latin America. Os interessados podem também participar de visitas técnicas, entre elas uma a Buenos Aires para contatar com o ente regulador de eletricidade e Secretaria de Energia da Argentina.
Entre os temas a serem abordados nas palestras estão:
1. Questões atuais na regulação da medição de água – José Machado – presidente da ANA;
2. Consumo de dados e identificação de fraudes no Rio de Janeiro – Jorge Luiz Briard – diretor de Produção da Cedae;
3. Conservação de Água da Sabesp – David Herchko – vice-presidente de Serviços e Produto de Telemedição – Sensus Sistemas – EUA
4. Sinergia entre os programas de conservação de energia e medição na Cagece – Eustáquio Vasconcelos – consultor Alliance to Save Energy;
5. Billing+CRM como ferramenta de gestão – Marco Aurelio Oliveira – diretor -presidente da Aqua Manager.- Brasil.
Mais informações e inscrições: www.metering.com/events
Leitores da Aguaonline que toverem interesse nestes eventos devem solicitar o desconto através do e-mail: agua@aguaonline.com.br.
Senac São Paulo promove Conferência Internacional Governança e
O evento, que ocorre de 29 a 31 de agosto, em São Paulo debaterá o uso sustentável da água e terá a participação de palestrantes da Índia, EUA, Canadá, China, México e Brasil.
Para debater e oferecer soluções para a gestão adequada dos recursos naturais, o Senac São Paulo realizará de 29 a 31 de agosto, a Conferência Internacional Governança e Sustentabilidade Ambiental: 2005 A Questão da Água, no Centro de Convenções do Centro Universitário Senac – campus Santo Amaro.
O evento reunirá em palestras e mesas-redondas, especialistas da Índia, EUA, Canadá, China, México e Brasil, debaterá desafios, experiências e propostas que possibilitem às instituições construir a
sustentabilidade ambiental, seja em âmbito local ou global, com foco na
gestão dos recursos hídricos.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40% da água captada no Brasil não chega às torneiras dos consumidores. Em todo o mundo, 29 países já enfrentam problemas relacionados a oferta ou com a qualidade do recurso hídrico.
Serviço:
Conferência Internacional Governança e Sustentabilidade Ambiental: 2005 A Questão da Água
Data: de 29 a 31 de agosto
Local: Centro de Convenções do Centro Universitário Senac – campus – Santo Amaro
Informações: www.sp.senac.br/governanca
E-mail: governanca@sp.senac.br
Tecnologias Limpas
AABES-RS promove nos dias 3 e 4 de agosto, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre – RS o Seminário sobre Tecnologias Limpas tendo como tema Água: redução do consumo e reuso.
Entre os temas a serem abordados estão:
Cobrança pelo Uso da Água como Fator do Consumo e Estímulo ao Reuso;
Legislação para o Reuso: Situação Atual e Perspectivas
Reuso da Água: Tecnologias e Práticas
Equipamentos e Técnicas para Implantação do Reuso
Políticas Governamentais na Área de Tecnologias Limpas
Políticas Governamentais na Área de Tecnologias Limpas
Redução de Consumo: Tecnologias e Práticas.
Informações e inscrições: www.abes-rs.org.br
Biblioteca Digital
Thiago Romero – Agência FAPESP
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conseguiu esta semana um feito importante para a divulgação do conhecimento científico e tecnológico no Brasil. A Biblioteca Digital da instituição ultrapassou a marca das 5 mil teses digitalizadas, consagrando-se como um dos maiores acervos digitais do país.
O objetivo de difundir a produção intelectual e científica da Unicamp com precisão e rapidez está cada vez mais presente. Atualmente, estão disponíveis no banco 2.973 dissertações de mestrado e 2.038 teses de doutorado. Desde a inauguração, em 2003, já foram baixados pela internet 527.574 arquivos.
Segundo Luiz Atílio Vicentini, coordenador do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, à Agência FAPESP “mais de 23 mil teses já foram defendidas até hoje por alunos da Unicamp. E quase 23% dessas pesquisas estão disponíveis gratuitamente e na íntegra pela internet. A nossa meta é chegar a 7 mil teses até o final do ano.”
Segundo as estatísticas da biblioteca, já ocorreram 222.215 downloads na área de Humanidades, 144.720 em Exatas, 94.480 em Tecnológicas e 66.159 na área de Biomédicas. O estudo mais acessado foi uma dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Educação (FE), que já recebeu 10.241 visitas e 3.336 downloads. O estudo (In)disciplina na escola: cenas da complexidade de um cotidiano escolar é de autoria de Cândida Maria Santos Daltro Alves.
Apenas de janeiro a junho de 2005, foram mais de um 1 milhão de visitas ao site. “Em época de aulas, a média é de 1,2 mil downloads por dia”, conta Vicentini. O Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) foi a primeira unidade da Unicamp a oferecer todas as suas teses digitalizadas. A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), com 404 teses, está também próxima de atingir os 100%.
Vicentini conta que o número de usuários cadastrados e autorizados a fazer downloads das teses já supera os 63 mil. “O mais interessante é o número crescente de acessos por parte de pesquisadores estrangeiros, de praticamente todas as universidades da América Latina, que baixam estudos na biblioteca”, comemora.

Leave a Reply