Criada associação de laboratórios ambientais

Um grupo composto pelos principais laboratórios particulares brasileiros organizou a recém-fundada Associação Brasileira de Laboratórios de Análises Ambientais – ABRALAM. O setor se dedica ao monitoramento de águas, resíduos e emissões gasosas e líquidas que impactam diretamente na qualidade do meio ambiente.

“A ABRALAM vai disciplinar o setor e garantir segurança às empresas contratantes de serviços analíticos, inibindo a ação de laboratórios que não oferecem qualidade ou segurança técnica”, afirma Mario Maroto, diretor do laboratório Ecolabor, uma das instituições fundadoras da associação.

Segundo a nova entidade a falta de controle no mercado de análises ambientais é tão crítica que os laboratórios que prestam serviços de análise de água potável, água para fins industriais e de efluentes serão vistoriados pelos fiscais do Conselho Regional de Química – CRQ da 4ª região. Nas vistorias será verificada se a infra-estrutura permite a realização das análises, se os profissionais estão habilitados ao exercício da atividade e se os laudos são assinados por profissionais da Química com diploma universitário.

A iniciativa do CRQ foi motivada por denúncias de órgãos públicos que contrataram empresas registradas e depois receberam laudos de qualidade duvidosa. Também foram encontradas análises falsificadas, elaboradas por firmas fantasmas.

No caso da ABRALAM, os laboratórios associados, além de estarem cadastrados junto ao CRQ, devem possuir sistema de qualidade acreditado junto ao INMETRO de acordo com requisitos internacionais de qualidade laboratorial. Em breve, a ABRALAM deve disponibilizar na Internet a lista de laboratórios membros.

Prêmio ECO

As inscrições para a 23ª edição do Prêmio Eco 2005 foram prorrogadas. As empresas de todo o país, pequenas, médias e grandes empresas, têm até o dia 01 de agosto para se inscrever neste prêmio que contempla as melhores práticas socialmente responsáveis.

A grande novidade desta edição é a criação da modalidade “Gestão Empresarial para a Sustentabilidade”, que irá premiar as empresas com práticas de governança e gestão alinhadas ao conceito de Desenvolvimento Sustentável, que engloba os três pilares da gestão responsável: econômico, ambiental e social. Nesse modelo, as empresas de “nova geração” atuam em três dimensões complementares, buscando seus resultados econômico-financeiros com observância dos seus impactos no meio ambiente, procurando minimizá-los, e no tecido social, buscando a promoção da qualidade de vida para todos os afetados por suas operações.

Informações para Inscrições: www.amcham.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.