Os recursos hídricos têm futuro?

• A água cumpre uma função fundamental na dinâmica dos processos globais do ecossistema, estabelecendo a conexão entre a atmosfera, a litosfera e a biosfera mediante o intercâmbio de substâncias e permitindo que se produzam as reações químicas necessárias. A água não é só essencial para manter organismos vivos, mas suas propriedades físicas permitem que seja utilizada pelo ser humano para a produção de energia, para o transporte e para a eliminação de resíduos assim como em diversos processos industriais.

• A água potável é cada vez mais escassa. Para o ano 2025, se prevê que as extrações de água se incrementarão em 50% nos países em vias de desenvolvimento e em 18% nos países desenvolvidos pois o crescimento demográfico e o desenvolvimento exigem um aumento da demanda de água. Os efeitos sobre os ecossistemas do planeta podem piorar dramaticamente a situação atual. As últimas avaliações indicam, que as práticas que se estão levando a cabo não são suficientes para evitar que esta situação ocorra.

•Segundo algumas estimativas, o aumento da demanda agrícola para a produção de alimentos destinados a uma população mundial mais rica e 50% superior em número poderia levar, para o ano 2050, à reconversão de outros 1.000 bilhão de hectares de ecossistemas não alterados para usos agrícolas. Esta situação incrementaria o uso de pesticidas e a mais do que o dobro da produção de nitrogênio e fósforo, o que provocaria a contaminação (eutrofização) de grande parte de ecossistemas de água doce e costeiros.

• Cerca de 50% dos banhados do planeta existentes em 1900 haviam desaparecido no final dos anos 90, sendo a reconversão do solo para a agricultura a principal causa de sua desaparição.

• Cerca de 60% dos 227 grandes rios do mundo estão forte ou moderadamente fragmentados por represas, atividades recreativas e canais. O elevado percentual de construção de represas nos países em vias de desenvolvimento ameaça a integridade do resto dos rios de fluxo livre.

• 50 de cada 69 trechos de rios na Europa se encontram em más condições ecológicas devido ao impacto de canalizações, represas, contaminação e regimes de fluxo alterados.

• Quase a metade dos rios da região da Ásia banhada pelo Pacífico apresentam concentrações de nutrientes sumamente altas; muitas massas de água, sobretudo no Sudeste Asiático, contêm níveis de metais pesados superiores às normas básicas da OMS sobre a qualidade da água. Os níveis de sólidos suspensos na água dos rios da Ásia se multiplicaram por quatro nas últimas três décadas.

• Muitas extinções aconteceram em águas continentais: pelo menos 34 espécies de peixes (seis desde 1970), e possivelmente até 80, desde finais do século XIX. É provável que os ecossistemas de água continentais tenham presenciado os episódios de maior extinção de diversas espécies ocorridos no século XX.

Fatos e dados sobre a água II

• O Lago Victoria, compartilhado por Quênia, a República Unida da Tanzânia e Uganda, abrigava recentemente uma população de até 500 espécies de peixes cíclidos haplochromis assim como muitas outras espécies de peixes. Depois da introdução da perca do Nilo (Lates niloticus) – e provavelmente também como conseqüência da forte pressão pesqueira, do incremento da sedimentação e esgotamento do oxigênio devido ao aumento da carga de nutrientes e matéria orgânica – se estima que se tenham extinguido, ou quase, cerca da metade das espécies endêmicas, com poucas fusibilidades de voltar a recuperá-las.

• Na bacia de drenagem da baía de Mobile nos Estados Unidos, a construção de uma represa teve conseqüências catastróficas no que, provavelmente, constituía a fauna de caracóis de água doce mais diversificada do planeta, com nove famílias e cerca de 120 espécies identificadas. Estima-se que, ao menos 38 espécies, se extinguiram entre os anos 30 e 40 depois da construção desta grande represa na bacia: o sistema conta atualmente com 33 grandes represas hidrelétricas e numerosos reservatórios menores, assim como eclusas e estruturas de controle de inundações.

Informação extraída do Informe sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos no Mundo “Água para Todos, Água para a Vida”: www.unesco.org

Leave a Reply

Your email address will not be published.