A Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados aprovou requerimento do deputado Mendes Thame (PSDB-SP) convidando o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Luiz Barroso Barros, para prestar esclarecimentos sobre a licença ambiental concedida para o início das obras da transposição das águas do rio São Francisco.
“O projeto de transposição das águas do rio São Francisco é ambientalmente polêmico, pois há diferentes estudos sobre os impactos socioambientais, além de questionamentos quanto ao volume orçamentário que o Ministério da Integração Nacional terá que desembolsar para concluir a obra“, justifica Mendes Thame.
Segundo o autor do requerimento, recentemente foi noticiado que o Ibama havia concedido a licença ambiental para liberar o início das obras, por isso, é fundamental saber os detalhes do licenciamento ambiental concedido.
Os estados da Bahia, Sergipe e A lagoas são contrários ao projeto de transposição do São Francisco, que busca levar água para algumas áreas do sertão nordestino e conta com o apoio do presidente Lula.
Uma análise feita pelo Banco Mundial (BIRD) a pedido do governo brasileiro sugere que o projeto de transposição do rio São Francisco para o Nordeste Setentrional (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco) seja adiado e que, no curto prazo, os recursos orçamentários sejam investidos em sistemas de abastecimento locais, c om a utilização da água já disponível, na construção de cisternas para captação de água das chuvas e na construção de mais adutoras, com o fortalecimento do Proágua Semi-Árido, além da revitalização do rio.
Ribeirinhos
O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) cobrou do governo federal celeridade na execução do projeto Perímetro Irrigado Cotinguiba-Pindoba, em Sergipe. O projeto visa proteger a população ribeirinha dessa localidade contra enchentes do rio São Francisco.
O parlamentar afirmou que o projeto encontra-se há dois anos parado para análise no Ministério do Meio Ambiente. ” A burocracia atormenta o andamento de um projeto da maior importância para Sergipe”, lamentou.
Leave a Reply