
Thiago Romero – Agência FAPESP
Os alunos não vão precisar mais se preocupar quando o professor apagar rapidamente o quadro-negro para inserir novas informações. Um programa de computador desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, permite que todo o conteúdo ministrado em sala de aula seja disponibilizado imediatamente na internet.
Além de conseguir capturar áudio e vídeo, o iClass é composto por uma lousa eletrônica onde as anotações do professor são transformadas em imagens para serem gravadas. “Com o sistema, o aluno tem acesso ao conteúdo das aulas pela internet e de forma sincronizada”, disse Maria da Graça Pimentel, professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), à Agência FAPESP.
As informações podem ser visualizadas na web de modo estático, com a visualização das imagens capturadas da lousa, ou de forma dinâmica, na qual o aluno tem imagens, voz e anotações do professor simultaneamente. O programa pode ser adaptado para diversas aplicações, como reuniões, encontros e palestras.
Para Maria da Graça, o sistema é extremamente eficiente para dinamizar o processo de ensino, apesar de existir o risco de os alunos deixarem de freqüentar as aulas presenciais.
“Ainda que possa servir como desculpa para que os alunos fiquem em casa assistindo às aulas pela internet, o sistema jamais irá substituir o contato real entre professor e aluno. A aula é um momento único e a intenção do sistema é apenas registrar este momento e torná-lo mais interativo. Se por algum motivo o aluno perder uma aula presencial, ele poderá recuperar parte do conteúdo posteriormente de forma extremamente didática”, explica a pesquisadora.
Parceria para a conservação
A Audi do Brasil assina parceria para o Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa, ação ambientalista de iniciativa da ONG paranaense SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental. O investimento da Audi para o projeto é da ordem de R$ 100 mil para os anos de 2005 e 2006.
O Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa busca a proteção da espécie, assegurando a conservação de populações geneticamente viáveis, eliminando as ameaças de extinção, sensibilizando a comunidade para a importância da sua preservação e promovendo a conservação ambiental da região.
Parceria para conservação II
O papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) é uma das aves que estão sob risco de extinção no mundo.As principais causas do declínio são o desmatamento, a extração de árvores e plantas que são utilizadas como alimento e abrigo pela espécie e a captura clandestina de filhotes e adultos para o comércio ilegal.
Fonte: Audi

Leave a Reply