Começa Década da ONU para os recursos hídricos

As comemorações do Dia Mundial da Água – 22 de março – deram inçio também à Década da Água, sob o slogan : Água – Fonte de Vida. Para assinalar a data o secretário-geral da ONU, Kofi A. Annan, divulgou a seguinte mensagem:

“A água é essencial para a vida e, paradoxalmente, está fora do alcance de milhões de pessoas em todo o mundo. Milhões de crianças morrem a cada dia por enfermidades transmitidas pela água e a seca açoita periodicamente alguns dos países mais pobres do planeta.

O mundo deve dar respostas muito melhores. Devemos aproveitar melhor a água, especialmente na agricultura. É preciso liberar as mulheres e meninas da tarefa diária de ir a buscar água, com freqüência muito longe, e engajá-las nas tomadas de decisões que afetam seu cotidiano. Devemos dar uma importância prioritária ao saneamento, área à qual o progresso tarda mais a chegar. Além disso, temos que demonstrar que os recursos hídricos não devem ser fonte de conflito, mas um elemento catalisador para a cooperação.

Houve muitos avanços mas ainda resta muito por fazer. Por isso, este ano o Dia Mundial da Água marca também o início da Década “Água, fonte de vida”. Nosso objetivo é alcançar as metas acordadas internacionalmente para 2015 no âmbito do saneamento e plantar os alicerces para seguir avançando nos anos seguintes.

Estamos diante de um assunto urgente de desenvolvimento humano e de dignidade humana. Neste Dia Mundial da Água, adotemos a decisão de trabalhar mais para proporcionar água potável e apta para o consumo a todas as pessoas do mundo. Ao mesmo tempo, reafirmemos nosso compromisso de ordenar melhor os recursos hídricos mundiais, que são nosso único meio de sobrevivência e de conseguir um desenvolvimento sustentável no século XXI”.

Água – Fonte de Vida

# Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo carecem de acesso a um abastecimento permanente de água limpa. Há 2.4 bilhões de pessoas -mais de 1/3 da população mundial- que não tem acesso a serviços de esgoto adequado.

# Mais de 2.2 milhões de pessoas, principalmente dos países em desenvolvimento, morrem a cada ano por doenças associadas a condições deficientes de saneamento.

# 6.000 crianças morrem cada dia de doenças que podem ser evitadas com melhores condições de acesso ao saneamento.

Objetivos da Década

Para a década da água “Água – Fonte de Vida a ONU está empenhada em mobilizar esforços para obter um consenso internacional em torno do desafio representado por milhões de pessoas que não têm acesso a serviços básicos de saneamento até 2015.

A Década se destina a chamar a atenção da comunidade internacional para intensificar os esforços para ampliar o acesso aos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto para todos. A Década pretendeu promover esforços para obter compromissos internacional sobre a água e assuntos a ela relacionados tendo como horizonte próximo a ano de 2015, colocando especial ênfase no envolvimento e participação das mulheres nesses esforços.

“Juntos, nós podemos prover toda a população da Terra com água limpa e segura. Os recursos hídricos são a nossa bússola para a sobrevivência e para o desenvolvimento sustentável no século XXI”disse o Secretário-geral da ONU, Kofi Annan. E acrescentou que vencendo os desafio em água esgoto estaremos contribuindo significativamente para alcançar também as Metas do Milênio, para o Desenvolvimento, entre elas: a diminuição da pobreza, igualdade de gênero, redução da mortalidade materno-infantil e melhoria da educação fundamental.

Leave a Reply

Your email address will not be published.