
Enquanto os ambientalistas cerram fileiras contra a intenção do Governo Bush de amenizar as restrições impostas pelo Ato do Ar Limpo (Clean Air Act) a publicação de um estudo pela revista Science sobre as mortes associadas à contaminação atmosférica dá mais munição aos que defendem a adoção de multas pesadas e de novas tecnologias para o controle das emissões.
Segundo o estudo uma redução em torno de 10% na emissão de gases que provocam o efeito-estufa nas cidades com ar mais poluído, entre as quais estão a Cidade do México, São Paulo, Nova Iorque e Santiago do Chile, poderia evitar a morte da mais de 69 mil pessoas e a perda de 37 milhões de dias de trabalho nos próximo 20 anos.
Uma experiência realizada na cidade Atlanta, durante a realização dos Jogos Olímpico de 1996, provou que a diminuição em 30% do uso dos meios de transportes usuais, substituídos durante o evento, por meios alternativos, foi a responsável pela diminuição, em cerca de 40%, o número dos ataques de asma.
Vários estudos realizados pela OMS indicam que em média mais de 400.000 mortes registradas a cada ano no mundo poderiam ser evitadas se houvesse um esforço coletivo para a diminuição da contaminação atmosférica.
Mata Atlântica
O CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em parceria com o governo da Alemanha lança edital para receber propostas e apoiar novos estudos sobre a Mata Atlântica.
O objetivo é estimular o melhor conhecimento e conservação das florestas tropicais.
A Mata Atlântica tem hoje um dos maiores índices de biodiversidade e, em contrapartida, ocupa o segundo lugar entre as florestas tropicais mais devastadas do mundo. Integrando atualmente áreas de 14 estados brasileiros, seu cenário vai do Ceará ao Rio Grande do Sul e consta na lista do Patrimônio Natural da Humanidade. (Agência Brasil)
Incapacidade
Segundo a OMS as afecções por contaminação do ar por fontes internas ou externas são uma das 10 primeiras causas de incapacidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Monografias
A Recicloteca – Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente – está lançando a terceira edição do Prêmio Recicloteca de Monografias, como tema “A Reciclagem de PET no Brasil”. Instituído em 1997, o prêmio visa a incentivar a produção bibliográfica em áreas que envolvam a reciclagem assim como resgatar e reunir informações dispersas em bibliotecas, empresas, órgãos governamentais e no testemunho de pessoas que atuam ou atuaram nesse ramo.
Leave a Reply