Ceará é pioneiro na regulação do saneamento

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai ser uma das primeiras do Brasil a se submeter ao controle de uma agência de regulação, antecipando-se a obrigatoriedade que pode vir com a nova lei. A informação foi dada em entrevista à Águaonline pelo presidente da empresa, Edinardo Ximenes, anunciando as tratativas já em fase final para o início da atividade. A agência de regulação do Ceará atende também as áreas de energia e transporte.

Revelando sua “ansiosidade” na aprovação de uma lei para o saneamento o presidente da Cagece ressalta que não é mais possível o setor continuar na orfandade. “Este limbo não pode mais perdurar”, disse. Ele não teme a mudança que as companhias de Saneamento vão ter que sofrer para se adequar a uma fiscalização mais rigorosa dos poderes concedentes e das agências reguladoras. “Muitos dos problemas que ainda enfrentamos são devidos à falta de um marco regulatório. Vamos ter que nos adaptar”, diz.

E a Cagece já vem fazendo isso, explica, ao mencionar que no ano passado a empresa abriu seu capital embora não pretenda, a curto prazo, colocar ações no mercado ou lançar debêntures.

Cultura empresarial

A idéia de abrir o capital, mesmo sem emissão de ações, segundo o presidente da Cagece, está ajudando a companhia a assumir uma cultura mais empresarial. As mudanças na forma de gestão, com planejamento estratégico e foco no cliente, foram muito bem absorvidas pelos funcionários e consumidores.

Controles

“Fizemos questão de nos submetermos aos rígidos controles da CVM porque isso dá mais transparência e credibilidade e facilita a busca de recursos”, diz o presidente da Cagece.

Leave a Reply

Your email address will not be published.