2,7 bilhões não terão água em 2025

Cerca de 1/3 da população mundial viverá em zonas de grande escassez de água até 2025 segundo as estimativas dos especialistas do Instituti Internacional de Administração da Água (IWMI). A previsão mostra a situação crítica em pelo menos 118 países, a maioria deles na categoria “em desenvolvimento” e situados na Ásia e África, zonas que apresentam os maiores índices de aumento populacional. Atualmente já são cerca de meio bilhão de pessoas em 30 países que enfrentam secas e escassez.

O aumento da demanda e a crescente degradação dos recursos hídricos poderão afetar até mesmo rios de grande vazão se continuar a expansão da fronteira agrícola e o consumo através da irrigação. Os especialistas ambientais prevêem a necessidade de uma redução do consumo em pelo menos 10% do que se verifica hoje no mundo como forma de assegurar a sobrevivência dos mananciais e recarga dos lençõis subterrâneos.

Entre as alternativas para tentar minimizar os danos que essas previsões podem acarretar ao equilíbrio dos ecossistemas os especialistas recomendam o desenvolvimento de culturar menos dependente de água. Variedades de arroz que utilizem menos irrrigação estão sendo desenvolvidas em várias partes do mundo. A chamada “água virtual” seria uma proposta direcionada a países onde a escassez é tão grande que água deve ser deixada apenas para uso humano.

Jogos Olímpicos

Como compatibilizar a disputa de jogos olímpicos cujas premissas são a saúde e a preservação ambiental quando a próxima sede, em 2008, será Beijing, uma das cidades mais poluídas do planeta? Já em 1984, a sede foi Los Angeles, que era conhecida como a capital mundial do smog.

Mas uma série de medidas tomadas nos últimos 20 anos, entre elas a instalação obrigatória de catalizadores nos automóveis, reduziu da marca de 300 dias de más condições do ar por ano, para menos de 20, ao mesmo tempo em que a população e o número de carros triplicava.

Água virtual

Os especialistas recomendam que alguns países importem alimento, com o que estariam importando água. Para produzir uma tonelada de arroz, por exemplo, são consumidas pelo menos duas toneladas de água. E este é um alimento consumido por quase metade da população mundial.

Jogos II

Agora a China, onde estão sete das 10 cidades mais poluídas do planeta, está desenvolvendo um programa chamado Céu Azul (Blue Sky)” de redução da poluição do ar, como parte do compromisso assumido para sedira os jogos olímpicos. Entre as medidas adotadas está a conversão de 1 milhão de veículos a gasolina para gás e a obrigatoridade de instalação de catallizadores nos novos carros. Paralelamente cerca de 1.000 indústrias poluidoras foram fechadas ou relocalizadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.