Ultravioleta se firma como opção de desinfecção

A Trojan Technologia vai instalar na cidade canadense North Battleford um sistema de desinfecção de água com dois conjuntos de reatores com produção diária de 12,6 milhões de litros cada um, para atender a uma população de 14 mil pessoas. O valor do contrato é de 100 milhões de dólares canadenses.

.

Segundo os porta-vozes da empresa esses sistemas foram concebidos para atender à demanda dos sistemas municipais da América do Norte visando às novas regulamentações que vão exigir das comunidades a instalação de sistema de tratamento de água com múltiplas barreiras, que garantem a qualidade da água. Eles garantem que o sistema tem um custo-benefício bem menor dos que alternativas como a ultrafiltração ou ozonização e pode ser adaptado facilmente aos sistemas existentes, sem necessidade de construção de prédios específicos.

Trojan

A Trojan Technologies é uma das maiores companhias de alta teconologia de uso de IV para tratamento de água, com base no Canadá mas operando internacionalmente.

Como age o UV

A ação do UV sobre os microorganismos é de alteração do DNA impedindo a reprodução e provocando a morte no momento em que a água passa sob o feixe de luz cuja intensidade é calculada em termos de microwatt- segundos/cm².

As vantagens do UV

• Ambientalmente amigável; não utiliza produtos químicos

• Maior segurança para os operadores

• Maior efetividade na destruição dos organismos patogênicos

• Menor tempo de duração do tratamento: em média 10 segundos

• Menor custo de operação e manutenção

• Redução dos custos de segurança

• Simplicidade de operação

Com base em um estudo divulgado pela Water Environment Research Foundation de comparação do UV com o uso do cloro para desinfecção de efluentes de esgoto a empresa estima um grande crescimento do mercado para essa tecnologia uma vez que os custos iniciais de instalação vêm baixando gradativamente.

Educação ambiental para empresas

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Ambientais e Desenvolvimento (NIEAD) – Prédio do CCMN, Bloco D, Sala 02, Cidade Universitária – Ilha do Fundão – Rio de Janeiro – RJ, está promovendo, de 18 a 25 de setembro, um curso de Educação Ambiental para Empresas com o objetivo de auxiliar na incorporação da cultura da gestão ambiental empresarial em todos os níveis funcionais. “Cada empregado deve ter consciência de que poluição é, antes de tudo, desperdício de matéria e energia, que gera passivo, retrabalho, degrada o meio ambiente, expõe e prejudica os negócios da empresa” diz a justificativa.

Público-alvo: executivos, empresários, gerentes, técnicos ambientalistas, consultores, pesquisadores que atuam ou pretendem atuar na área de meio ambiente de organizações empresariais, entidades de pesquisas e universidades, organizações não-governamentais (ONGs), profissionais formadores de opinião ou qualquer interessado em ampliar seus conhecimentos na área de meio ambiente.

Programa

Conteúdo Programático do cursos de Educação Ambiental para Empresas: Módulo I: Percebendo o Meio Ambiente; Módulo II: Contextualizando o Meio Ambiente; Módulo III: Gerenciando o Meio Ambiente; Módulo IV: Interagindo com o Meio Ambiente.

Corpo Docente: Philippe Pomier Layrargues : Biólogo; Especialista em Educação Ambiental (UFF/1990); Mestre em Ecologia Social (IFCH/UFRJ); Doutorando em Ciências Sociais (IFCH/UNICAMP); José Lindomar Alves de Lima (DOMA): Assistente Social; Especialista em Análise e Avaliação Ambiental, PUC/RJ/1993; Consultor de Educação Ambiental das Companhias Vale do Rio Doce, Belgo Mineira e Siderúrgica de Tubarão; Dir.Técnico da Ciclos Consultoria Ambiental. Carga Horária: 40 horas, distribuídas em cinco 3ª feiras. Realização: 18 e 25 de setembro e 2, 9, e 16 de outubro de 2001, das 9 às 18h.

Leave a Reply

Your email address will not be published.