Cerrado pode se tornar patrimônio da humanidade

Brasília, 31 (Agência Brasil – ABr) – O Cerrado pode ser a próxima área brasileira a se tornar Patrimônio Natural da Humanidade. Uma comissão nomeada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) visitou na semana passada a Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, em Goiás, para avaliar a região. Os 173 mil hectares de vegetação típica da região Centro-Oeste – 110 mil hectares do parque e 63 mil hectares da chapada – representam a maior reserva

mundial de biosfera de cerrado preservada. A oficialização do título ocorre em dezembro, em Helsinque, na Finlândia. (Ubirajara Jr).

Abema

O secretário estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Claudio Langone, foi eleito no dia 29 de agosto presidente da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente, que congrega as instituições públicas estaduais da área ambiental do país. A escolha foi unânime entre os 16 estados participantes da reunião realizada no Hotel Plaza Manhattan, em Brasília. Na gestão anterior, Langone ocupava a vice-presidência da Associação. É a primeira vez que um gaúcho assume este cargo. A vice-presidência será ocupada pelo secretário do Mato Grosso, Frederico Müller.

Entre as diretrizes da nova diretoria, está o fortalecimento da recém criada comissão tripartite, formada por membros da União, Estados e Municípios. A Abema vai trabalhar pela regulamentação da Lei 6938, que trata da Política Nacional de Meio Ambiente, principalmente quanto ao papel dos municípios no processo de gestão ambiental. Para o novo presidente, ainda é fundamental o debate sobre o futuro do Sistema Nacional de Meio Ambiente. Na comissão executiva da Abema, a secretaria-geral ficou com o Distrito Federal, uma das secretarias com o Rio de Janeiro e outra com a Paraíba. Quanto as vice-presidências das regiões, assumiram pela região Sudeste, Minas Gerais; pela região Sul, o Paraná; pela região Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul, pela região Norte, o Amapá e pela região Nordeste, Pernambuco.

Educação Ambiental

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, CPRH e o Instituto de Ecologia Humana lançaram, no dia 29 de agosto, o Programa de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco, com o tema “Preservação do Meio Ambiente. Responsabilidade de todos”. O objetivo é conhecer as iniciativas em educação ambiental realizadas no Estado. As principais ações serão publicadas num documento a ser lançado em junho de 2002.

Ibope

O Ibope inicia este mês uma pesquisa qualitativa, a partir de parceria entre o MMA/Secretaria de Qualidade Ambiental e o Iser – Instituto de Estudos da Religião, para saber o que o brasileiro pensa sobre meio ambiente e o consumo sustentável.

Os levantamentos se estenderão até dezembro, concentrados em 136 municípios das cinco regiões brasileiras, com a aplicação de 2.000 questionários onde deverão mencionar os principais problemas ambientais que afetam a população mundial hoje, indicar alternativas sobre as formas de combater a poluição, conferir o comportamento em relação à prática da reciclagem e da coleta seletiva, entre outros itens.

Leave a Reply

Your email address will not be published.