Empresa dá exemplo de preocupação ambiental

A Equipe de Gestão Ambiental – EGA – do Centro Operacional da Tigre em Rio Claro (SP) promoverá no 1° semestre deste ano um evento para conscientização e demonstração aos funcionários sobre as possíveis ações de preservação do Rio Corumbataí. A atividade integra um dos compromissos do Sistema de Gestão Ambiental da Tigre, que é desenvolver com os seus colaboradores e com a comunidade campanhas de informação e conscientização para a preservação do meio ambiente.

No último dia 16, os 23 funcionários que integram o EGA visitaram a nascente do Rio Corumbataí e acompanharam o seu percurso até Rio Claro. A expedição, acompanhada pela Profª Sandra Vieira Campos, da Secretaria da Educação, teve por objetivo observar a profunda transformação que o rio sofre desde a sua nascente, na Estância Turística Analândia, até a saída de Rio Claro.

“Acreditamos que cada cidade, empresa e cidadão é responsável pela manutenção dos recursos hídricos que utilizam. Assim, conhecer os impactos que assolam o rio Corumbataí faz parte do compromisso da Tigre de promover ações de conscientização que busquem minimizar a sua degradação”, afirma Almir Neves Leite, gerente geral do Centro Operacional da Tigre em Rio Claro. “A partir deste ano pretendemos estender o evento para todos os coordenadores desta unidade da empresa”, completa Leite.

“Os integrantes do EGA são multiplicadores das ações de responsabilidade ambiental na empresa e na comunidade onde moram. Conhecendo o impacto provocado pela cidade na transformação sofrida pelo rio, os nossos colaboradores terão mais engajamento para discuti-las com a sociedade”, acredita Sebastião Roberto Talarico, coordenador de Qualidade e Gestão Ambiental da Tigre em Rio Claro.

A gestão ambiental responsável é uma das prioridades da gestão da Tigre. Em 29 anos em Rio Claro, nunca houve registro de passivos ambientais provocados pela empresa. “A preocupação com as questões ambientais sempre fez parte do nosso processo produtivo. E com o trabalho do EGA conseguimos disseminar mais facilmente nossa política ambiental entre as diversas áreas da empresa e para a comunidade”, finaliza Talarico.

Em dia com o meio ambiente

Entre as mudanças implementadas na unidade, e que culminaram com a obtenção certificação ISO 14001 em 2002, estão a criação de unidades de separação de água e óleo e estação de separação de óleo e filtragem de água para reuso, manutenção e eliminação de vazamentos de água nos equipamentos, mudança do sistema de refrigeração e criação de centrais de recebimento e destinação de resíduos.

Líder nos mercados onde atua, a Tigre oferece soluções e novos conceitos para instalações prediais, de infra-estrutura e de irrigação, com foco na melhoria dos processos construtivos e na eficácia e durabilidade dos sistemas. A empresa faturou R$ 1,21 bilhão em 2003, incluindo o resultado das vendas no Chile, Bolívia, Argentina e Paraguai, onde possui Centros Operacionais. A empresa também exporta para os EUA e países da África e Oriente Médio. No Brasil, mantém unidades em Joinville (SC), Rio Claro (SP) e Camaçari (BA). Em Castro (PR) e Osasco (SP) ficam as operações da Pincéis Tigre, e em Indaiatuba (SP) a operação da Claris, unidade de portas e janelas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.