Richard Maino, London Press Service
Cerca de 80% dos motoristas usaria carros “verdes” se o preço fosse justo, de acordo com a última pesquisa do Energy Savings Trust. Mas sem este incentivo financeiro, apenas um em dez motoristas faria esta mudança radical. A descoberta do Energy Savings Trust (EST), no Reino Unido, “destacou a importância do apoio financeiro contínuo do governo para estimular os motoristas a fazer esta mudança”, diz um porta-voz. “As emissões dos veículos não são prejudiciais apenas ao meio ambiente, mas também a nossa saúde”, acrescenta. “Os resultados mostram que a maioria das pessoas está levando estes problemas a sério e quer melhorias”.
Novas pesquisas independentes encomendadas pelo EST revelam que os motoristas ignoram os efeitos danosos que seus veículos causam ao meio ambiente. “O transporte rodoviário contribui com 26% das emissões totais de gás carbônico no Reino Unido, portanto, uma alteração considerável nas decisões de compra dos motoristas seria uma contribuição considerável às metas britânicas de reduzir em 60% a redução nas emissões de gás carbônico até 2050 e poderia ajudar a diminuir o ritmo da mudança climática”, diz o relatório.
A pesquisa, conduzida pela ICM e feita com 1.000 adultos, revela que 40% dos respondentes estão cientes sobre a contribuição do transporte para a mudança climática, mas apenas 12% considerariam o impacto ambiental de um veículo quando comprassem um novo carro. Deste montante, as mulheres são 3% mais propensas do que os homens a comprar um veículo mais limpo, com menos gás carbônico. A má qualidade do ar no Reino Unido é responsável pelas mortes de entre 12.000 e 24.000 pessoas a cada ano. Uma em cada cinco pessoas está especialmente em risco em razão da poluição do ar. Não somos todos igualmente sensíveis aos poluentes do ar, pessoas com uma doença pulmonar, idosos e crianças têm probabilidade de ser especialmente afetados pelos altos níveis de poluição, de acordo com a British Lung Foundation.
“É, portanto, interessante notar que grupo de faixa etária entre 55 e 64 anos conhecia mais os efeitos que as emissões dos veículos têm sobre a saúde no Reino Unido e eram, portanto, 5% mais propensas a comprar um carro em função de seu impacto ambiental.” A pesquisa também mostrou que 80% dos respondentes comprariam um veículo que fosse menos danoso ao meio ambiente se soubessem que poderiam conseguir ajuda financeira com relação ao custo. Os incentivos financeiros estão disponíveis pelos programas TransportEnergy do EST, na forma de concessões no custo de veículos com pouco gás carbônico e tecnologias de redução de emissões.
Incentivos para reduzir emissões
As concessões disponíveis são de 700 libras para carros e até 15.000 libras para veículos de frota e caminhões. Ao comentar sobre estas descobertas, Richard Tarboton, chefe da unidade de negócios do TransportEnergy no EST, diz: “O transporte rodoviário é o segundo maior contribuinte no Reino Unido para a mudança climática e as emissões dos veículos não apenas danificam nosso meio ambiente, mas também nossa saúde. Estamos trabalhando com gerentes de frota, autoridades locais, indústrias e consumidores para estimular o uso ambientalmente responsável das estradas. Os usuários de estrada britânicos precisam se responsabilizar pessoalmente pela diminuição da taxa de mudança climática, e o EST tem concessões disponíveis para ajudar todos a comprar um veículo mais limpo e com menores níveis de gás carbônico.”
O TransportEnergy, uma divisão do Energy Saving Trust, trabalha em nome de governos para melhorar a qualidade do meio ambiente. Financiado principalmente pelo Departamento de Transporte, pelo Poder Executivo da Escócia e também a Assembléia Parlamentar do País de Gales, o TransportEnergy trabalha em parceria com a indústria de transporte, o setor de frotas corporativas e o setor público para ajudar a fazer do Reino Unido um lugar mais limpo e saudável para viver e trabalhar.
Web:www.est.org.uk
Leave a Reply