
Especialistas de entidades, órgãos públicos, comitês de bacias, ONGs, associações científicas, como a ABES, ABAS, ABRH, do Brasil se reuniram em Brasília no workshop que mostrou as ferramentas disponibilizadas pelo Nó Brasil da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH), que faz foi implantado dentro do Projeto Delta América. A partir do núcleo inicial formado pelos participantes desse primeiro treinamento o Nó Brasil passará a alimentar o banco de dados em português.
Segundo a administradora do Nó Brasil, Maria do Carmo Zinato, o objetivo da criação dos nós é fortalecer o portal da Rede Interamericana e facilitar a alimentação de dados nos vários idiomas e ter uma abrangência mais ampla.
“É importante salientar que o Nó Brasil vai promover uma maior visibilidade, em termos de continente, para as experiências e projetos brasileiros” explica a administradora. Por outro lado, para pesquisas mais abrangentes e para aos brasileiros que dominam o inglês e o espanhol, a pesquisa no Portal da Rede Interamericana de Recursos Hídricos vai propiciar uma visão oriunda de todos os nós regionais.
Para os participantes do workshop a proposta do Nó Regional vem preencher uma necessidade que se acentua cada vez mais à medida que o tema “água” vem sendo amplamente debatido em todos os setores da sociedade. Grande parte deles ressaltou também que a decodificação do tema de gestão de recursos hídricos passa pela capilarização da informação fazendo-a chegar principalmente à população.
Para saber mais
Tipo de informação disponível:
Referências sobre organizações
Contatos de profissionais
Referência sobre atividades
Referência sobre publicações
Fóruns virtuais
Notícias da sub-região
Endereços:
Portal da RIRH: www.rirh.net
Nó Regional Brasil: http://rirh.net/Brasil
Leave a Reply