A jornalista Cecy Oliveira, editora da Revista Digital Aguaonline, é a mais nova integrante do Comitê Executivo da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH). A confirmação da escolha, ocorrida na reunião realizada na Costa Rica, foi feita por Fernando Dopazo, de Secretaria Técnica da Rede, que funciona junto à Unidade de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, da Secretaria Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington.
Uma das principais tarefas da Rede Interamericana de Recursos Hídricos é construir e fortalecer parcerias em recursos hídricos entre as nações, organizações e indivíduos, que transcendam as disciplinas, os limites políticos e as barreiras idiomáticas; promover a educação e o aberto intercâmbio de informações e conhecimento técnico; e melhorar a comunicação, a cooperação, a colaboração e o comprometimento financeiro para a implementação do manejo integrado dos recursos hídricos e do solo dentro do contexto da sustentabilidade econômica e ambiental nas Américas.
O Comitê Executivo da RIRH supervisiona as atividades cotidianas da Secretaria Técnica e os programas da RIRH. Ele é formado por 25 membros eleitos do Conselho Consultivo. Os mandatos dos membros devem ser de dois (2) anos,
Os instrumentos da RIRH I
Os Pontos Focais Nacionais são organizações ou agências governamentais que tenham sido designadas por seu governo nacional como representantes de seu país na RIRH.
A RIRH tem um Ponto Focal Nacional em cada um dos 34 países membros participantes da Organização dos Estados Americanos (OEA). São ministros indicados ou instituições governamentais responsáveis por recursos hídricos no nível nacional.
Como integrar a RIRH
A participação e inscrição no Conselho Consultivo está aberta a representantes de organizações governamentais, inter-governamentais, universidades, centros de pesquisa, associações de profissionais, corporações privadas, organizações ambientalistas, organizações não-governamentais, outras redes de água, organizações civis e indivíduos do setor privado com interesse em recursos hídricos e relacionados a água, um compromisso com a missão da RIRH e seus objetivos, e com o desejo de participar ativamente dos e em apoio aos programas da RIRH.
Para maiores informações acesse:
Publicações

Através do endereço :www.iwrn.net/?pg=publications&lang=pt os interessados podem consultar publicações online ou outras que podem ser solicitadas gratuitamente por e-mail.
Nós regionais
Os Nós Regionais são geralmente organizações regionais que podem assistir o Conselho Consultivo e a RIRH na distribuição de informação e coordenação de atividades da RIRH com organizações de água em sua área geográfica. Recentemente, os Membros do Comitê tomaram decisões, durante Diálogos Sub-Regionais, sobre prover cada região das Américas com um sítio Nó Regional, para garantir meios mais fáceis e rápidos de disseminar informação entre os Membros da RIRH.
Esses sítios regionais estão sendo construídos de acordo com padrões internacionais estabelecidos pelas Cúpulas de Informação de Água, coletivamente, e devem se tornar o mais eficiente mecanismo de busca de informação de qualidade sobre recursos hídricos nas Américas.
Nó do Cone Sul – Baseado na Argentina, esse Nó reunirá informação sobre todos os países no Cone Sul.
Nó Brasil – Baseado no Brasil, este Nó é responsável não apenas pela reunião de informações sobre recursos hídricos no Brasil, mas também por traduções para o Português de principais assuntos de outros Nós.
Nó Amazônia – Baseado no Peru, esse Nó reunirá informação de todos os países que estão na Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas.
Nó Caribe – Reunirá informação principalmente relativa a recursos hídricos em ilhas.
Nó da América Central – Reunirá informação de recursos hídricos de todos os países da América Central.
Leave a Reply