Um carnaval politicamente correto

Foi uma grata surpresa a abertura dos desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro trazer um enredo buscando conscientizar sobre a necessidade de preservação ambiental. Com a força de persuasão que tem essa festa a apresentação da escola de Samba São Clemente, embora não esteja entre as mais famosas, mostrou que é possível sim transformar os desfiles em ocasiões adequadas para transmitir mensagens de educação ambiental. A letra do samba e a explicação do enredo são uma mostra do que a criatividade pode fazer em benefício da natureza:

O Samba-enredo

“Eu vou comemorar

Contemplar a Guanabara

Tão bela visão do meu pavilhão

A minha grande inspiração

Ao longe, abençoada pelas mãos do criador

Divina, pequena fonte cristalina

Gigante, vou desvendar os segredos teus

Que a magia do dedo de Deus

Nessa viagem vai nos revelar

Uma região muito rica de belezas naturais, onde vários rios e cachoeiras banham a cidade, que serpenteando serra abaixo, depositam suas águas cristalinas na Baía de Guanabara, fornecendo o oxigênio que garante sua sobrevivência. Nessa região cercada de manguezais existem verdadeiros berçários marinhos, local onde muitas espécies de peixes e crustáceos passam toda ou grande parte de suas vidas utilizando diversos ambientes para alimentação, reprodução, desova e crescimento. Graças a esse viveiro natural os Catadores de Caranguejos sustentam suas famílias. Também encontramos grande variedade de aves, que com a sua plumagem exuberante, dão um espetáculo a parte.

É lindo, é bom demais!

Por onde eu olho a natureza brota em paz

Tem sambaqui, herança eterna

Dos nossos ancestrais

Turismo e Esportes

“Vem banhar-se em minhas águas,

deleitar-se em minhas matas,

mais não me suje por favor

me preserve como sou

GUAPI um paraíso ecológico”

Após a leitura desse poema, entendemos, como a cidade valoriza e respeita a natureza. O turista que aproveita as muitas alternativas de lazer para fazer seu piquenique, sabe que o lugar de lixo é no lixo. Com a natureza propícia e um povo consciente, GUAPIMIRIM é uma região perfeita para os esportes, atraindo os atletas ecológicos na prática de: escalada em montanhas, corridas sobre pedras, caminhadas em trilhas, canoagem e ciclismo, tudo isso preservando o verde e respirando ar puro.

Após a prática dos esportes a dica é um refrescante banho na cachoeira da Coruja. É o local perfeito para encontrar harmonia e serenidade

A esperança é ver o mundo todo assim

E uma nova era semear

A São Clemente chegou…sorria

Aqui não tem racionamento de alergia

O nosso show é energia

Quarenta anos de pressão da bateria”.

Mensagem de Conscientização

Após relatarmos o quanto a cidade se preocupa com a preservação da ecologia, chegou o momento do GIGANTE despertar e deixar sua mensagem.

“Ás crianças de GUAPI , que me conhecem de verdade, e às crianças de outros lugares, que me conhecem de vista, eu recomendo:

Cresçam e me queiram bem!

Cresçam e cuidem de mim. Sejam como os pássaros:

“De semente em semente plantem uma floresta”

ou

“De gota em gota apaguem um incêndio”

Com essa mensagem espero que o Mundo fique alerta pois, a continuação da minha história depende, muito, da gente grande, que um dia vocês serão.”

Boa leitura!

Cecy Oliveira – editora

A inspiração

A São Clemente comemorando o seu 40º aniversário, procurou no símbolo do seu pavilhão, a inspiração para o Carnaval 2002. Fizemos um passeio no bondinho do Pão de Açúcar e apreciando a bela visão da Baía de Guanabara, verificamos que suas águas estão poluídas em consequência do crescente volume de esgotos que ali desaguam e do despejo de material tóxico oriundo das indústrias.

Mas percebemos que no litoral norte da baía, onde a montanha beija o mar, existe um ponto de luz. É o Dedo de Deus. Reunimo-nos e pesquisando sobre essa montanha “descobrimos” um gigante adormecido chamado Guapimirim, verdadeiro paraíso ecológico.

Justificativa do enredo

Segundo nossa visão, enredo de escola de samba é:

•Uma questão de identidade da escola para com ela mesma.

•Uma questão de relação do homem simples com sua realidade, seu pensamento e sua rebeldia.

•Uma questão de integração da proposta com a receptividade do público.

A São Clemente para o Carnaval de 2002 não vai apresentar apenas mais um enredo, mas também um compromisso já assumido com a nossa realidade, com o nosso tempo e momento. E temos convicção que o tema escolhido vai estar em evidência por todo o Século XXI.

Centro Primatológico

Com a Independência, veio o progresso, e desde então a natureza nativa do País vem sofrendo processo destrutivo ininterrupto, duramente criticado pelos hippies, adeptos do amor a natureza, na década de 70. As conseqüências foram as devastações, resultantes de ações insensatas como as queimadas, que causam a destruição da nossa rica biota selvagem, sobretudo dos primatas que vivem nas matas atlânticas.

Em novembro de 1979 foi inaugurado o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, na localidade denominada Paraíso, com os objetivos de:

•Estudar o aproveitamento criterioso do potencial primatológico brasileiro.

•Preservar as formas ameaçadas de extinção.

•Estimular intercâmbios com universidades e instituições científicas nacionais e estrangeiras.

O interesse pelas atividades de preservação foi tão grande, que após visita da Princesa Margareth, a realeza inglesa financiou o projeto, ajudando a resgatar o homem natural, curando a mata e protegendo os primatas.

A cobiça te explorou

Desde os tempos imperiais

Ainda hoje pago para ver

Não tem preço preservar os animais

Por entre matas, rios , cascatas

Trilhar teus caminhos tão especiais

Lá são criadas e pesquisadas inúmeras espécies de primatas, dos quais a mais conhecida é o Mico Leão Dourado, que graças a projetos como esse, recentemente saiu da extinção..

Agora o progresso chega sem destruição

Recicla a forma de agir dessa nação

E faz sua mensagem ecoar

Guapi, nessa avenida, sou criança, sou mirim

Atualmente a indústria de papel reciclável instalou-se na cidade, preservando 1.200 árvores para cada tonelada de papel reciclado. Ressaltamos também que, além de não poluir os rios com dejetos industriais, mantém o sustento de várias famílias de operários e catadores de papéis.

Leave a Reply

Your email address will not be published.