
Estudo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) mostra que o consumo mundial de peixes cresceu 240% desde 1960, mas os oceanos já não conseguem repor os cardumes. Metade das espécies comerciais está próxima do colapso. Segundo Eugenio Singer, presidente do Instituto Pharos, promotor do I Fórum Nacional de Governança Costeira, que se realiza de 06 a 07 de outubro, no Rio de Janeiro, no Brasil, a faixa de 200 milhas marítimas também apresenta sinais de esgotamento. Tanto nas áreas de pesca industrial como artesanal, a captura de pescados é maior do que a capacidade de reposição da natureza.
Ele enumera outras questões graves, como a degradação das cidades litorâneas por falta de saneamento básico e acidentes com antigos emissários de esgotos, como um enorme risco à salubridade, além de conflitos agrários e de uso do solo em regiões com potencial para carcinicultura (cultura de crustáceos), agricultura e turismo e a remoção irreversível dos manguezais, que compromete o ambiente marinho futuro.
Singer defende o engajamento da sociedade civil como vvem fazendo o Instituto Pharos, organização não-governamental fundada para defender o oceano e promover o desenvolvimento humano, do Litoral. Dentre suas metas, estão as de valorizar os aspectos sócio-culturais das comunidades e preservar o patrimônio histórico e natural, por meio de práticas econômicas sustentáveis.
Para discutir essas políticas articuladas, encontrando o diálogo com a proposta de Política Nacional de Desenvolvimento Regional, o Instituto Pharos realizará, em 6 e 7 de outubro, no Museu do Exército do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, o I Fórum Nacional de Governança Costeira. Mais de cem empresários, políticos, pescadores, cientistas, jornalistas, militares e representantes de ong´s debaterão temas como o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, a aplicação dos royalties oriundos do petróleo e gás, a pesca e o Revizee (Programa de Avaliação Potencial Sustentável de Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva), além da sustentabilidade dos investimentos públicos e privados na região costeira.
Concurso para professor
Até o dia 08 de outubro estão abertas as inscrições para Concurso Público referente ao cargo de Professor Assistente na área de Saneamento Ambiental e Gestão Ambiental para a Escola Politécnica da UFRJ, Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente.
O local de inscrição é a Secretaria Geral da Escola Politécnica localizada na Ilha do Fundão, no Prédio do Centro de Tecnologia, Bloco A, 2º andar e o prazo se encerra às 16 horas do dia 08 de outubro. Mais informações pelo telefone: 2562-7010. O teor do Edital está disponível no site www.ufrj.br.
Romaria das águas
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o Programa Pró-Guaíba convidam para a Procissão Fluvial integrante da Romaria das Águas, um projeto de mobilização social e educação ambiental, em apoio à gestão das águas no Rio Grande do Sul.
Data: 12 de outubro
Local: Saída da Procissão Fluvial às 10h do Parque Náutico do Estado e chegada às 11h30min na Prainha do Gasômetro.
Leave a Reply