Licitação internacional para rede esgotos no Uruguai

A Administração das Obras Sanitárias del Estado (OSE) está com licitação internacional aberta para obras de expansão da rede de esgoto da cidade de Florida. O prazo para apresentação das propostas é 21 de março sendo necessária uma carta de garantia no valor de US$ 10 mil. O edital custa US$300. As obras estão sendo licitadas em quatro lotes.

A OSE fornece água tratada para 2,9 milhões de uruguaios, o que corresponde a 98 da população urbana do país. O sistema de abastecimento de água de Montevidéu, que tem como fonte o rio Santa Lucia, tem uma estação de tratamento na localidade de Águas Corrientes, no departamento de Canelones. Com exceção de Montevidéu (onde o serviço é prestado pelo município) e Maldonado (cuja concessão foi outorgada pela OSE em outubro de 2000), o país tem mais de 1,4 milhão de habitantes em localidades de mais de 1.000 habitantes, dos quais em torno de 35 % contam com serviços de esgoto atendido pela OSE.

Mais informações sobre o edital podem ser obtidas em: www.ose.com.uy

Produção mais limpa

Resultado da parceria com as universidades federais do CearÁ (UFC) e de Pernambuco (UFPE) e duas organizações não-governamentais brasileiras, o Banco do Nordeste anuncia o início das atividades, na Região, de núcleos especiais destinados à capacitação de consultores em produção mais limpa que funcionarão, inicialmente, em Fortaleza e no Recife, a partir de 20 empresas-piloto, selecionadas nos setores da indústria, agroindústria e turismo.

O objetivo principal da iniciativa é induzir as empresas a adotarem novas práticas ou sistemas que resultem em benefícios econômicos e ambientais. “Produzir com tecnologia mais limpa significa minimizar o uso de insumos para gerar menos resíduos sem perder competitividade”, afirma o Gerente do Ambiente de Políticas de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Mavignier França.

öleo espião

A Mitsubishi do Japão está lançando um óleo detector de odores para o monitoramento da água e que detecta lançamentos de gasolina, óleo diesel, querosene. O óleo espião pode revelar a contaminação em menos de 10 minutos e revelar qual o tipo de contaminante foi lançado na água.

O sensor é composto de um cristal de quartzo e um filme especial de polímero. O equipamento entra no mercado em abril deste ano.

FMI sob fogo

A American Lands Alliance está divulgando um informe em que acusa o FMI de contribuir para o desmatamento em países da América Latina, Ásia e África. Entre os países onde as recomendações do FMI têm estimulado a derrubada de florestas e redução dos gastos dos governos na fiscalização estão o Brasil, o Chile, o Equador, a Indonésia e até mesma a Rússia.

Entre as medidas mais criticadas está a redução de impostos para exportação de produtos florestais, recomendada para vários países em dificuldades econômicas, como forma de gerar divisas externas. Segundo a entidade isto provocou verdadeiras devastações em florestas tropicais.

Leave a Reply

Your email address will not be published.