Exército investe em educação ambiental

O Exército brasileiro começa a investir na área de educação ambiental através do projeto Missão Ambiente – Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a BrasilConnects. A iniciativa, idealizada pela Fundação Cultural do Exército Brasileiro, visa à promoção em larga escala da consciência ambiental e da responsabilidade pela conservação e uso sustentável dos recursos naturais e tem também a participação do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Defesa, estando aberta a novas parcerias.

“Essa iniciativa é muito importante para o Exército. Sempre tivemos a responsabilidade de conservação e proteção do meio ambiente, mas agora nossas ações estão sendo revigoradas com um novo caráter pedagógico e novas práticas metodológicas que reforçam o potencial de contribuição dos recursos naturais para o desenvolvimento do país, despertando o interesse por encontrar formas criativas para o seu uso e gestão.

Missão Ambiente formará multiplicadores que irão contribuir para a conservação do meio ambiente para as futuras gerações, atuando principalmente nas próprias comunidades”, explica o coordenador de projetos da Fundação Cultural do Exército Brasileiro, general Jorge Alves de Carvalho.

A estratégia do projeto é atuar sobre grandes contingentes de jovens brasileiros, de todas as camadas sociais e regiões do país, em um momento particularmente importante de sua formação pessoal, que é o alistamento militar. Anualmente, o projeto Missão Ambiente deverá motivar cerca de 1,5 milhão de jovens com uma intensidade diferenciada em função da etapa do processo do serviço militar e do tempo disponível com os jovens em cada uma delas.

Aqueles que se apresentarem para alistamento receberão material explicativo sobre o Brasil e sua grande diversidade ambiental elaborado por especialistas em educação ambiental e comunicação voltada à ecologia. Apostilas, folderes, vídeos e cartazes apresentam a grandeza dos recursos naturais e têm o papel de vetores de conteúdo voltado à conscientização e motivação.

Na primeira etapa, o projeto se concentra em três biorregiões: a Amazônia, a Mata Atlântica (São Paulo e Rio de Janeiro) e o Cerrado (Distrito Federal). As cidades de Manaus e Rio de Janeiro já sediaram cursos com duração de uma semana para capacitação de oficiais (alta patente) como agentes multiplicadores de primeiro nível. Agora estes oficiais estão repassando a outros oficiais, num segundo nível, o conhecimento obtido.

Todos os oficiais estão sendo instruídos para aproveitar as estruturas formais e informações que participam do sistema de educação ambiental no país visando ao aperfeiçoamento e aprofundamento dos conhecimentos obtidos. Por iniciativa própria, esses oficiais já criaram chats de discussão interna sobre diversos aspectos essências abordados, constituindo uma rede de comunicação de estrema importância para o êxito do projeto.

Para os jovens convocados a prestar o serviço militar a abordagem proposta é mais detalhada e específica às regiões onde se encontram, de forma a facilitar o entendimento da realidade local, as suas limitações e potencialidades dentro do contexto regional e nacional.

Na última etapa, aqueles que forem incorporados à tropa terão um curso sistemático de educação ambiental monitorado por instrutores. O método de aprendizagem capacitará os jovens a atuar como agentes multiplicadores, cumprindo com um dos objetivos máximos da educação ambiental. Importante será também o trabalho prático, cuja expectativa é gerar um número inédito de idéias de projetos, os quais serão selecionados, avaliados e premiados. Espera-se, igualmente, que os melhores projetos venham a ser desenvolvidos junto às respectivas comunidades.

Comunicação Ambiental

Aspectos ambientais, sociais e econômicos estão cada vez mais inter-relacionados e é por isso que o I Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental reúne, pela primeira vez, especialistas nas áreas de Comunicação, Meio Ambiente e Economia. Eles somam, até o momento, 17 palestrantes com presença confirmada.

O evento acontece nos dias 21 e 22 de setembro de 2004 (terça e quarta-feira), na cidade de São Paulo. Entre os painéis que serão apresentados, destacam-se os seguintes temas: a relação da Comunicação com a melhoria dos indicadores ambientais, econômicos e sociais das empresas; a Comunicação de riscos ambientais; a Comunicação ambiental no planejamento das agências de comunicação e o sucesso de iniciativas pioneiras no setor.

O congresso é dirigido a empresários, gerentes e profissionais liberais das áreas de comunicação, marketing, meio ambiente, economia, entre outras, e também a profissionais encarregados das informações ou dos programas de divulgação da empresa (porta-vozes), técnicos e responsáveis pelo planejamento estratégico de comunicação. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone: (11) 3917-2878

Estado do Mundo

A versão brasileira do Estado do Mundo 2004, relatório anual do

WWI-Worldwatch Institute, está disponivel para download integral e gratuito

no site www.wwiuma.org.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.