Minas Gerais exporta modelo de gestão

O presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Mauro Ricardo Machado Costa esteve, em Belém (PA) apresentando o modelo de gestão da empresa a diretores e gerentes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). A reunião ocorreu após um pedido formulado diretamente ao Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, pelo Governador Simão Robison Jatene, que pretende seguir o exemplo de Minas e universalizar os serviços de água e esgoto no Estado do Pará.

Durante o encontro a Copasa e a Cosanpa assinaram Termo de Colaboração Técnica, com o objetivo de prestar apoio na definição de estratégias para implementação do desenvolvimento institucional da companhia paraense, visando a melhoria dos serviços de saneamento do Pará.

A idéia de formar a parceria surgiu a partir dos resultados obtidos pela Copasa, nos últimos meses, com a instituição do planejamento como instrumento de gestão de indicadores de desempenho com metas trimestrais e a remuneração variável vinculada ao alcance de metas estabelecidas. Outras ações que despertaram interesse foram o combate a perdas de água, aumento da receita e diminuição das despesas e a capacitação de recursos humanos.

Segundo o presidente da Companhia de Saneamento do Pará, Haroldo Bezerra, “O excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela Copasa, nas áreas operacional, comercial, administrativa e financeira é indispensável para agregar valores ao crescimento da Cosanpa, que está passando, atualmente, por um período de reestruturação”.

Manifestações no RGS

O seminário para debate do anteprojeto de lei do Saneamento realizado em Porto Alegre no dia 29 de julho teve forte manifestação contrária dos trabalhadores nas empresas de tratamento de água e esgoto.

O presidente do Sindiágua, Mauri Ramme, reclamou do espaço acanhado destinado pelo Ministério das Cidades para a realização do evento.

Já o secretário nacional de Saneamento, Abelardo de Oliveira Filho, preferiu considerar o protesto como de “conotações político-partidárias”.

Os representantes da ABES-RS e do Fórum de Secretários Estaduais de Saneamento aproveitaram para encaminhar novamente sugestões de modificação de vários dispositivos.

Assembléia debate saneamento

A Comissão de Serviços Municipais da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul promove na próxima terça-feira (10/08), às 9 horas, uma reunião para debater o anteprojeto de lei do Ministério das Cidades para a área de saneamento e que segundo o Fórum dos Secretários de Saneamento prejudica as companhias de saneamento e anula o papel do Estado na execução da política do setor. No Estado foi firmado um convênio entre a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Companhia Estadual de Saneamento (Corsan) e Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) para regulação dos serviços.

Os detalhes do acordo serão apresentados pelos presidentes da Famurs, Heitor Álvaro Petry, da Corsan, Vitor Bertini e pela conselheira-presidente da Agergs, Maria Augusta Feldman. Estão convidados para a reunião, prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores de todos os municípios do Rio Grande do Sul.

Leave a Reply

Your email address will not be published.