Mutirão retira lixo da Bacia do Guaíba

O mutirão Pescando Lixo, que reuniu cerca de 46 barcos das Colônias Z5, Z4 , do Sindicato dos Pescadores de São Sebastião do Caí e do clube Náutico Albatroz, percorreu as Ilhas das Flores, dos Marinheiros, do Lage, das Balseiras e da Conga. A maioria do lixo recolhido é formada por materiais plásticos , além de latas, calçados, pedaços de isopor e até um sofá.

O material, acondicionado em sacos plásticos, foi depositado no cais da sede da Colônia Z5 , na Ilha da Pintada, onde o Secretário Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Adilson Troca e diversos convidados chegaram de barco, já que o mutirão aconteceu em comemoração aos cinco anos de criação da Sema que se completam neste dia 29 de julho. Três caminhões do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU) encaminharam o lixo para reciclagem no galpão de triagem da Ilha dos Marinheiros.

Conforme o Presidente da federação dos Pescadores do RS e da Colônia Z5 , Vilmar Leggli Coelho, de dois anos para cá, devido à poluição dos corpos d´ água, diminuiu em torno de 30% a quantidade de pescado. “Não podemos mais conviver com isso e precisamos tomar medidas rápidas”. Essa parceria com o governo é fundamental para o setor, afirmou Vilmar. O multirão também foi realizado no interior do Estado , por meio das colônias de Estrela, Arroio Grande, Rio Grande e São José do Norte e do sindicato de Pelotas , com apoio das prefeituras.

Guaíba ganha centro de referência

Em uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Comitê do Lagoa Guaíba e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) Porto Alegre ganhou um Centro de Referência do Lago Guaíba destinado a abrigar materiais e equipamentos de informação, capacitação e pesquisa sobre uma das mais importantes bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul.

O espaço, que está instalado no campus central da Ufrgs, na Av. Paulo Gama, no prédio do antigo Curso de Química, vai promover eventos e atividades voltadas para a população, com ênfase para escolas.

Segundo a presidente do Comitê do Lago Guaíba, Nanci Giugno, a proposta é que o novo espaço dê ênfase à capacitação e divulgação de informações sobre a bacia e o processo de gestão das águas.

A inauguração do Centro se insere nas atividades do Ano Estadual das Águas que comemora os dez anos da sanção da Lei dos dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul.

Rede de informação

O Centro de Referência UFRGS/Comitê Lago Guaíba deverá ser uma estrutura de suporte à instância de debate da gestão de recursos hídricos, constituindo-se em um espaço referencial para discussão de temas relativos à bacia hidrográfica do Lago Guaíba.

Através da disponibilização de informações técnicas e científicas, deve fomentar a aproximação com a população, qualificando as discussões e incentivando a constituição de uma rede de informações, vinculada a uma rede de educação ambiental continuada.

A rede de informações a ser estruturada deverá contemplar 14 elos municipais que integram a bacia hidrográfica, disponibilizando a base de dados e informações sobre a gestão de recursos hídricos das mais distintas realidades da bacia hidrográfica do Lago Guaíba.

Leave a Reply

Your email address will not be published.