Penitenciárias que são exemplos na área ambiental

Rob Richley, London Press Service

Um prêmio de “caçador de lixo”, conferido recentemente a uma penitenciária do Reino Unido, é o mais novo sinal de que as prisões inglesas estão determinadas a reduzir o uso de energia, produzindo uma menor quantidade de lixo e reciclando mais.

De fato, as penitenciárias da Inglaterra e do País Gales estão definitivamente ficando mais ecológicas, de acordo com o primeiro relatório anual de desenvolvimento sustentável do Sistema Carcerário.

Ele mostra que algumas das 137 penitenciárias estão agora reciclando até metade do lixo produzido, enquanto outras estão desenvolvendo projetos incluindo o aquecimento de água com energia solar e diversas delas já estão obedecendo aos padrões internacionais de gestão ambiental da ISO14001.

O sucesso da reciclagem e diminuição do lixo produzido a um nível mínimo conferiu à Penitenciária de Verne em Dorset, sudoeste da Inglaterra, o prêmio de “caçadora de lixo” desse ano oferecido pelo South Wessex Waste Minimisation Group.

A penitenciária de 570 presos é membro ativo do grupo que representa aproximadamente 300 empresários de Dorset, Wiltshire e Hampshire. O grupo promove o uso eficaz de recursos e ajuda os empresários a reduzir a quantidade de lixo e custos ao fornecer técnicas de minimização de resíduos.

“Foi particularmente recompensador ver a variedade de idéias inovadoras para a minimização de resíduos que a Verne desenvolveu e que tornou esse prêmio tão merecido”, afirmou Mike Satchell, presidente do grupo.

Verne também está diminuindo o uso de energia: é a mais recente penitenciária na Inglaterra e no País de Gales a instalar sistemas de controle automático de iluminação que podem detectar a presença de pessoas em uma sala e ligar e desligar as lâmpadas.

Controles automáticos foram instalados em mais da metade das 2.500 lâmpadas da penitenciária. Para economizar ainda mais eletricidade, os detectores instalados próximos às janelas com fotocélulas garantem que as luzes fiquem apagadas nas áreas ocupadas quando os níveis de luz natural são suficientemente altos.

A penitenciária está economizando quase 14.000 libras por ano em contas de luz graças à energia economizada pelo controle automático de iluminação. Em outro local do Sistema Carcerário, estão sendo instalados sistemas de aquecimento de água na Penitenciária de Prescoed e há planos para a instalação de turbinas de vento em Haverigg.

“Como fornecedores de serviços, fizemos muito progresso no desenvolvimento sustentável e isso é uma excelente notícia,” afirma Phil Wheatley, diretor geral do Sistema Carcerário. “Estou muito satisfeito porque somos vistos como um dos principais departamentos governamentais que ajudam a proteger o meio ambiente como parte de nosso trabalho diário. Estou certo de que vamos continuar a ver as penitenciárias abrindo o caminho para o desenvolvimento sustentável”.

A equipe de gestão de resíduos e reciclagem (WMRT) do Sistema Carcerário conduziu auditorias em 86 instalações e ajudou a instalar unidades de gestão de resíduos (WMU) em mais de 50 penitenciárias.

Swinfen Hall, uma instituição para jovens infratores na região central da Inglaterra, alcançou uma taxa de reciclagem de 60% e reduziu os custos anuais com o lixo em mais ou menos 6.000 libras. O estabelecimento gera uma média de 24,5 toneladas de lixo por mês, das quais a WMU recupera 14,7 toneladas de materiais para reciclagem ou reuso.

A Penitenciária de Albany na ilha de Wight, sul da Inglaterra, está transformando uma montanha de papelão e papel em forração para animais. Susan Crew, coordenadora ambiental das três penitenciárias da ilha, encontrou uma empresa local, a Arena Farm & Pet Supplies, que distribuirá a material para forração e a WMRT encontrou um picotador e compactador adequados para processar o material.

Albany está produzindo três toneladas de forração para animais por mês, mas a demanda está superando o fornecimento. O esquema está sendo agora expandido para usar o papelão e papel das outras penitenciárias da ilha em Camp Hill e Parkhurst.

Contato: Mike Cook – www.hmprisonservice.gov.uk

Reciclagem em todas as áreas

Latas de lixo foram colocadas em toda a penitenciária para que os prisioneiros e funcionários possam separar latas, papel, papelão e plástico. Verne economizou 18.000 libras esterlinas no ano passado ao reciclar roupas e 1.500 libras ao reciclar móveis. Os presos poderão em breve estudar para uma Qualificação Vocacional Nacional (NVQ) em gestão de resíduos.

O diretor da penitenciária, Mike Cook, é um membro do grupo de trabalho de desenvolvimento sustentável do Sistema Carcerário criado para supervisionar a melhoria da performance ambiental em todo o serviço.

“Verne estava gerando uma grande quantidade de resíduos e não estava fazendo nada a respeito”, disse Mike Cook que estudou ciências ambientais na universidade. “A introdução da gestão de resíduos também está tendo um efeito dramático. Como um resultado direto da reciclagem de lixo, a penitenciária enche agora uma caçamba de lixo por semana em vez de seis”.

Na oficina de costura, jeans recebem zíperes novos, calças velhas são transformadas em colchas de retalhos e sacolas para a venda para prisioneiros e funcionários, e camisetas velhas são transformadas em panos de chão para uso na penitenciária ou vendidos para os funcionários. Na oficina de carpintaria, armários velhos são reformados, cadeiras são consertadas e recebem novos estofados e caixas de ninho para pássaros e morcegos são fabricadas com retalhos de madeira para incentivar a vida silvestre nos ambientes da prisão.

Papelão, papel e latas são prensados e vendidos para empresas de reciclagem e os papéis confidenciais de todas as penitenciárias são picotados e enviados para a produção de forração para animais de estimação.

Brian Locke da Arena Farm and Pet Supplies disse: “Esse é um serviço verdadeiro para a comunidade local”. A iniciativa de forração para animais também emprega prisioneiros fracos e idosos que não podem participar das atividades normais oferecidas pela Penitenciária de Albany.

Leave a Reply

Your email address will not be published.