
A instantaneidade e expansão de uso da Internet na área de Saneamento Ambiental, onde 99% dos profissionais utilizam o computador como principal ferramenta de trabalho, ganha agora mais um instrumento de capacitação com a expansão dos cursos online. Utilizando as vantagens dos meios audiovisuais com a flexibidade proporcionada pela possibilidade de escolha do horário para “assistir” às aulas os cursos estão despertando a atenção de uma grande gama de profissionais.
Foram essas características que fizeram com que a Revista Digital Aguaonline e o portal Tratamento de Água resolvessem selar uma parceria para a divulgação e realização conjunta de cursos direcionados às áreas de Saneamento e Meio Ambiente. Além disso, os leitores que integrarem o Clube de Amigos da Aguaonline, já serão beneficiados com descontos na inscrição.
Em agosto e setembro já estarão sendo realizados os cursos de Tratamento de Águas Industriais – Geração de Vapor e Resfriamento e Projeto de Sistemas Anaeróbios de Tratamento de Esgotos Sanitários.
Um dos especialistas convidados para dar aulas no curso sobre Projeto de Sistemas Anaeróbios de Tratamento de Esgotos Sanitários é o engenheiro Carlos Branco Dias. egundo ele a tecnologia online foi implantada no país relativamente há pouco tempo e desde então vem trazendo uma grande contribuição para o desenvolvimento do ensino nas diversas áreas do conhecimento e da cultura”.
Branco destaca a posição do Portal Tratamento de Água, que logo de início, de forma pioneira, incluiu em sua página, cursos online vinculados aos temas básicos ao qual o Portal se direcionava e que agora conta com a parceria da Revista Aguaonline. E considera a proposta como uma forma de colaborar para a divulgação dos conhecimentos na área do Saneamento Básico, além de ser uma nova oportunidade no campo profissional.
Em sua opinião, sob o ponto de vista didático, esta alternativa significa além da consolidação da técnica de treinamento online, um novo e importante avanço da comunicação a serviço da disseminação dos conhecimentos e do aperfeiçoamento profissional no campo da Engenharia e particularmente da Engenharia Sanitária e Ambiental. “Neste enfoque proposto não temos conhecimento de iniciativas semelhantes, e acreditamos tratar-se de uma abordagem totalmente inovadora pelo menos no setor do Saneamento Básico e Ambiental em nosso país”, avalia.
Outro ponto importante, na opinião do engenheiro Branco é que a elaboração das aulas para esta forma de apresentação, requer da parte do professor, cuidados adicionais, especialmente no preparo do conteúdo a ser apresentado juntamente com uma grande objetividade e clareza na exposição de forma a otimizar as vantagens proporcionadas por esta nova ferramenta de ensino.
Ele diz que a definição do tema e do conteúdo do curso foi feita considerando dois aspectos fundamentais, um primeiro relacionado com a atualidade e aplicabilidade do tema e um segundo relacionado com uma ênfase do conteúdo na aplicação prática dos conhecimentos, aspecto que é freqüentemente esquecido ou minimizado nas aulas do ensino formal e tradicional.
Como participar
1) No momento da inscrição e pagamento de 50% do valor do curso o aluno terá uma senha que permite acesso a um link que estará no site com apostila para download e acesso ao fórum do curso. Outros 50% deverão ser pagos até o período de 05 dias antes do inicio do curso.
2) Após 01 hora de transmissão ao vivo da aula sua gravação ficará disponível aos inscritos. No entanto, como acontece com uma emissora de rádio, somente poderão se conectar grupos de usuários simultaneamente. Caso não consiga, tentar em outro horário que esteja menos congestionado.
3) Quem se conecta ao vivo terá a possibilidade de enviar perguntas através de chat, sendo que as mais abrangentes serão selecionadas e transmitidas ao vivo para resposta do professor. As demais serão inseridas no fórum para posterior resposta.
4) O curso poderá ser feito no prazo máximo de 01 mês, após esse tempo, suficiente para completá-lo e o acesso será cancelado. Os que responderem à avaliação receberão o certificado.
Para informações sobre inscrições e programas acesse aqui.
Bechmarking é vitrine de boas práticas
Adotar propostas ambientais que trazem economia de recursos naturais e ainda se transformar em modelo para a comunidade e colher os frutos dessa boa perfomance. Estes são os ingredientes que estão na base do 2o. Benchmarking Ambiental Brasileiro – cujo resultado será revelado no dia 17 de agosto com o anúncio da classificação dos cases vencedores. O evento será gravado online, através da tecnologia de tráfego interativo de áudio e vídeo (streaming media), permitindo a posterior exibição via internet graças à parceria firmada entre a Mais Projetos , Aguaonline e o site Tratamentodeagua, para divulgação dos cases.
Concorrem ao prêmio mais de 30 empresas de todo o Brasil apresentando soluções utilizadas com sucesso nas diversas atividades realizadas na área de gestão ambiental. Os cases vencedores disponibilizam o conhecimento e know-how para empresas e a comunidade fazendo com que a troca de informações possa ser utilizada sem custo, propiciando a difusão do case para empresas e interessados em geral que estejam a procura da mesma solução.
Com o objetivo de facilitar e viabilizar a inscrição dos cases, a organização do prêmio, a Mais Projetos, elaborou seis quesitos básicos que são disponibilizados on line. Essa ação facilita a motivação do profissional que detém o conhecimento na empresa, mas muitas vezes tem dificuldade para organizar e reunir os dados necessários. Na edição 2003, foram aproximadamente 35 inscritos e 14 “cases vencedores” de sete Estados do país e dos três setores da economia, além de vários ramos de atividade e porte. Ficou claro que praticar “gestão ambiental com excelência” independe do porte e/ou ramo de atividade, e sim de “posicionamento e atitude” da empresa/instituição.
O prêmio teve inicio no ano de 2003 após uma pesquisa realizada com aproximadamente 300 empresas. A aceitação foi surpreendente, 89%. A partir desse resultado, ficou clara a importância da utilização da ferramenta Benchmarking ambiental corporativo e a idéia da criação do prêmio.
Leave a Reply