O bom exemplo dos transportadores de passageiros

Com a apresentação do coral de 80 crianças da Escola Carlos Bina Sogil, de Gravataí, foi iniciada a nova Campanha de Marketing Social, com o tema “O consumo consciente da água”, em lançamento feito na Praça da Matriz, em Porto Alegre (RS). A Campanha de Marketing Social, iniciada em junho, é desenvolvida pela Metroplan, em parceira com o Serviço Social do Comércio e Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros – ATM.

Conforme o superintendente da Metroplan, Nélson Lídio Nunes, “o novo cartaz estará sendo divulgado nos 2.270 ônibus da região metropolitana e durante o mês haverá uma exposição de gravuras sobre o tema, circulando nos ônibus-escola das empresas Sogil, Viamão, Sogal e Vicasa”. Na primeira semana, no município de Gravataí, e nas semanas seguintes, em Viamão e Canoas.

O secretário estadual da Habitação, Alceu Moreira, destacou a importância de campanhas públicas, em parceria com entidades como o Sesc e ATM, “que democratizam a informação e buscam uma mudança de comportamento, com responsabilidade social”. O público-alvo desta campanha são os 570 mil usuários/dia, transportados nos 31 municípios da região metropolitana.

No evento, a técnica da Metroplan e representante da Comissão Organizadora do Ano Estadual das Águas, Ada Piccoli, salientou a importância do decreto do Governo do Estado que instituiu o ano de 2004 como o Ano Estadual das Águas. “Essas ações buscam motivar e redobrar os esforços, tanto do poder público quanto das organizações sociais, com vista à preservação e ao melhor aproveitamento desse importante recurso natural que é a água”.

Drenagem

A ABES-RS promove, em Porto Alegre (RS), de 03 a 05 de agosto, o curso Drenagem Urbana: Alternativas Estruturais e Não-Estruturais, tendo coomo instrutores: Nanci Begnini Giugno, Sidnei Gusmão Agra e Maria da Graça Dutra Ilgenfritz. Local: Sindicato dos Engenheiros do RS – SENGE – Av. Érico Veríssimo, 960 – Porto Alegre – RS. Maiores Informações e Inscrições pelo e-mail: abes-rs@abes-rs.org.br. Fone/Fax: (51) 3212 1375

Acquasur divulga Carta de Buenos Aires

O documento sintetiza a posição dos 113 participantes de 11 países que participaram do Acquasur 2004 – 3º Encontro Latino-americano realizado, de 9 a 11 de maio de 2004, em Buenos Aires, Argentina. O evento analisou e discutiu a problemática dos recursos hídricos nos processos de desenvolvimento sustentável da América Latina.

Entre os temas debatidos foram destaque os aspectos relacionados com a saúde pública, a gerência das águas e o reuso, tanto na indústria quanto nas aplicações agrícolas. Um assunto discutido em detalhes foi a relação entre a qualidade da água e seus usos – doméstico, industrial, recreação e outros – dando ênfase aos processos de desinfecção. Também foi analisada a importância do cloro para a saúde pública por meio da desinfecção das águas, além da contribuição da cadeia produtiva do PVC na minimização das perdas físicas dos sistemas de distribuição da água.

Os participantes do Acquasur apontaram o progresso significativo ocorrido na América Latina nas últimas três décadas. Além disso, reconheceram também que há desafios a serem superados para que os recursos hídricos se tornem um fator de impulso nos processos de desenvolvimento da região.

A carta é assinada pela Associação Latino-americana da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados (Clorosur), Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS) e Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor).

Recomendações

Entre os participantes do Acquasur houve consenso para as seguintes recomendações:

Apoiar os esforços globais, nacionais, regionais e locais para alcançar as Metas de Desenvolvimento do Milênio – MDM. Por esta razão contribuir para o fim da exploração insustentável dos recursos hídricos, formulando estratégias para sua gerência e, principalmente, promovendo a universalização do acesso à água de qualidade.

Destacar a importância da gestão dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos para os processos de integração regional e continental. E, por esta razão, enfatizar os conceitos e as práticas relacionados com o uso racional da água.

Promover a desinfecção universal de todas as águas voltadas para o consumo humano como medida de saúde pública fundamental para um desenvolvimento sustentável. Por esta razão, foi recomendado à indústria do cloro continuar contribuindo com tecnologias e procedimentos seguros, uma vez que o cloro é o desinfetante mais utilizado nas áreas de saúde pública. Além disso, recomenda-se que a indústria continue apoiando os esforços internacionais para promover a desinfecção da água nos pontos de uso.

Melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água, por meio de medidas técnicas e gerenciais. Neste sentido, contar com a colaboração da indústria do PVC para que esta continue desenvolvendo e contribuindo com tecnologias e materiais apropriados para os sistemas de saneamento ambiental.

Desenvolver materiais com maior durabilidade para aplicação em sistemas de coleta de esgotos e águas pluviais. Neste sentido, se propõem às indústrias do PVC, e de outros plásticos, que continuem com os processos de desenvolvimento de materiais e tecnologias apropriadas para as condições locais.

Estimular a prática do reuso de águas, principalmente na indústria e na agricultura, com o propósito de minimizar as descargas de efluentes e reduzir as demandas sobre os recursos hídricos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.