A WWF-Brasil, o Instituto Internacional de Educação do Brasil – IIEB, e a
Editora Peirópolis iniciaram em Porto Alegre o lançamento nacional do novo
Manual de Comunicação e Meio Ambiente. O livro procura desvendar o universo da mídia jornalística e oferece ferramentas para uma estratégia de comunicação com foco na grande imprensa. Dirigido a gestores e técnicos de projetos de meio ambiente em organizações não-governamentais, governamentais ou privadas – portanto a pessoas sem formação na área de Comunicação – , é resultado de sete cursos de comunicação para ambientalistas promovidos desde o ano de 1999 pelo IIEB e o WWF-Brasil, duas ONGs de abrangência nacional, sediadas em Brasília.
Desenvolvido em 14 capítulos e 174 páginas com diversos gráficos e ilustrações, o manual aborda o funcionamento de cada uma das mídias de massa – jornal, rádio, televisão e internet -, oferecendo exemplos e dicas de como se relacionar com os jornalistas e pautar a imprensa nacional e estrangeira. Aborda também a comunicação na crise, campanhas de mobilização e a comunicação institucional, além de oferecer depoimentos de expoentes do jornalismo diário sobre o ambientalismo, um glossário de mídia e um glossário ambiental.
Entre os autores, todos jornalistas, estão Marcello Beltrand (organizador do livro), Roberto Villar Belmonte, Regina Vasquez, Marcelo Canellas, Carlos Wilson, Regina Scharf, LianaJohn, Bill Hinchberger, Ulisses Lacava, Patrícia Palumbo, William Bonner,Marcelo Leite, André Trigueiro, Nelson Blecher e Roberto Duailibi. Acoordenação editorial pelo IIEB é de Maria José Gontijo e pela Peirópolis é de Noelma Brocanelli e Renata Farhat Borges. O livro está à venda nas principais livrarias do país ao preço de R$ 57,00.
Congresso da ABAS
A ABAS (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas) realizará, entre os dias 19 e 22 de outubro de 2004 o XIII Cabas (Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas), que reunirá alguns dos maiores especialistas no tema no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT).
O tema, neste ano, é “A Gestão Integrada e Dinâmica dos Aqüíferos: Eficiência e Agronegócios”, e incluirá debates sobre o uso sustentável das águas subterrâneas, gestão e ferramentas de gestão dos recursos hídricos subterrâneos, tecnologias de construção, operação e manutenção de poços tubulares, qualidade das águas subterrâneas.
Estão confirmadas as presenças de Everaldo da Rocha Porto (Embrapa Semi-Árido), Helvecio Mattana Saturnino (Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem), Hypérides Pereira de Macedo (Ministério da Integração Nacional), Carlos Alberto Lancia (Associação Brasileira das Indústrias de Águas Minerais), Francis Priscilla Vargas Hager (Secretaria de Recursos Hídricos – Ministério do Meio Ambiente), João Carlos Simanke de Souza (Sabesp), João César de Freitas Pinheiro (Departamento Nacional de Produção Mineral), Everton de Oliveira (Hidroplan), Joel Felipe Soares (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas), Luiz Gabriel Azevedo (Banco Mundial), Eugênio Pereira (System Mud), Antônio Félix Domingues (Agência Nacional de Águas).
Fundada em 10 de outubro de 1978, a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas tem mais de 1.000 associados, em todo território nacional. A atual diretoria, presidida por Joel Felipe Soares, tem como meta o credenciamento e a qualificação das empresas perfuradoras de poços visando a um desenvolvimento sustentável. Para isso, oferece um credenciamento e o Selo de Qualidade, para as empresas envolvidas com a perfuração, pesquisa e produção de águas subterrâneas. Com isso, pode-se usar o aqüífero subterrâneo, protegendo-o com obras executadas dentro das normas da ABNT, fiscalizadas pelo CREA, e, sobretudo, outorgadas pelo DAEE, em São Paulo, e nos demais órgãos estaduais competentes, objetivando, com isso, a transformação do poço tubular profundo em uma obra de engenharia.
Outras informações: www.abas.org
Revista sobre Educação Ambiental
O Grupo de Trabalho em Educação Ambiental da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (GTEA) e o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) farão o lançamento da Revista Ambiente-se, ano 3, no dia 1º de julho de 2004, às 18 horas, na Livraria-café Palavraria, Rua Vasco da Gama, 165. Na oportunidade a jornalista Cecy Oliveira, editora da Revista Digital Aguaonline, irá debater o papel da mídia na educação ambiental, tema abordado nesta edição da Ambiente-se.
A revista procura compreender a relação e a fronteira estabelecida entre as características da Educação Ambiental e as abordagens que colocadas em conjunto pelos meios de comunicação podem contribuir para ampliar a capacidade de sustentabilidade do planeta e melhorar a qualidade de vida. A Ambiente-se é editada pela Assessoria de Comunicação do DMAE , em parceria com o GTEA. Tem periodicidade semestral e circulação nacional dirigida a educadores, escolas, universidades, entidades e empresas ligadas ao setor ambiental.
Informações sobre a revista: SandraB@dmae.prefpoa.com.br
Concurso MMA
Portaria do Ministério do Planejamento publicada nesta terça-feira (22), no Diário Oficial da União, autoriza a realização de concurso público para preenchimento de 100 vagas no Ministério do Meio Ambiente e 610 vagas no Ibama. O concurso deverá ser realizado até o final do ano. As datas de inscrição, das provas e a distribuição de cargos por estado, assim como a empresa responsável pela realização do concurso, serão definidos pelo Ministério e posteriormente publicados em edital
Leave a Reply