O Ministério do Meio Ambiente vai incentivar produtores nacionais a trabalharem com produtos sustentáveis, que não agridam o meio ambiente e que promovam a geração de riquezas. O objetivo é promover o consumo consciente, de artigos produzidos com responsabilidade ambiental e social. Para isso, a ministra Marina Silva firmou no dia 03 uma parceria com o Grupo Pão de Açúcar, por meio do Programa Caras do Brasil, lançado em agosto de 2003, que visa à comercialização desses produtos.
Na parceria, o Ministério do Meio Ambiente compartilhará com o Grupo empresarial dados sobre comunidades que trabalham com este perfil. No primeiro momento a parceria será voltada para a identificação de produtos de comunidades agroextrativistas. A produção deve respeitar os princípios de desenvolvimento sustentável, com geração de renda para os envolvidos e promovendo a permanência das pessoas em suas comunidades.
Fonte: MMA
Semana do Meio Ambiente 01
Neste sábado, 5 de junho, os hipermercados Carrefour e os supermercados Champion de todo o país comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente. É tradição do Grupo Carrefour comemorar o Dia do Meio Ambiente em nível mundial. A água é o tema deste ano. Todas as atividades, em parceria com a SOS Mata Atlântica e a participação de ONGs, irão mostrar a importância de preservar a água e alertar sobre os riscos do desperdício, com a distribuição de uma cartilha ambiental.
As lojas terão estandes de ONGs, plantio de árvores, distribuição de mudas, oficinas de arte e eventos culturais, além de visitas de escolas. A máquina de reciclagem da Tomra Latasa será exposta no Carrefour Pinheiros.
Como parte das comemorações, até o dia 30 de junho o Carrefour faz uma parceria com os cartões de débito Mastercard Maestro e Rede Shop para a Semana do Meio Ambiente. Os clientes que efetuarem compras acima de R$ 60,00, nos hipermercados Carrefour, e efetuarem o pagamento com um desses cartões de débito, ganharão um porta retrato colecionável da promoção “Bichos da Água”.
Economia de água
A Serasa, em São Paulo, está tratando, desde abril, a totalidade do esgoto produzido diariamente no prédio, o que tem proporcionado uma redução de 30% a 40% do consumo de água da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo). O sistema de tratamento implantado tem capacidade para tratar 64 mil litros por dia, o que supera o consumo médio diário de água na empresa, que é de cerca de 50 mil litros.
A água tratada pode ser utilizada para regar os jardins e para limpeza geral. O processo de tratamento é contínuo, ou seja, enquanto houver material orgânico nos tanques, os sistema estará produzindo água, a qual, se não for usada, é direcionada automaticamente para a rede de esgoto, sem potencial poluidor. O investimento total no sistema, incluindo aquisição de equipamentos, despesas de instalação e redirecionamento das tubulações de esgoto do prédio, foi planejado desde o início no projeto de construção da sede Serasa.
Emissões de veículos
A Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul – promoveu na útlima quinta-feira (03/06) o III Encontro Internacional – Meio Ambiente / Emissões Veiculares, em Brasília. Entre os temas debatidos estão: o controle de emissões veiculares para veículo Diesel no Brasil; os programas de inspeção e manutenção veicular no Brasil e na América do Sul; os requisitos de qualidade de combustíveis para as próximas fases do PROCONVE e para atualização tecnológica dos controles de emissões de veículos “Diesel” em uso (Retrofit).
No evento foi destacada a implementação do Programa Brasileiro de Inspeção e Manutenção Veicular – I/M, no sentido de resguardar e prosseguir com a efetiva política de qualidade do ar, hoje estabelecida. Foram apresentadas experiências sobre os programas já implementados, como o da cidade do Rio de Janeiro, e de Santiago, no Chile.
Semana do Meio Ambiente 02
O grupo Camargo Corrêa vai promover uma série de atividades em todo o País para comemorar a Semana Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia. Em São Paulo, o programa será destinado a cerca de 450 crianças e adolescentes, de 7 a 18 anos, da Escola Estadual de 1 Grau Ceciliano José Ennes, no bairro do Itaim Bibi, e da ONG Projeto Profissionais do Jaguaré, no bairro de mesmo nome.
A programação incluirá a palestra “Do Lixo à Água”, que abordará temas como a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos, as causas das enchentes, e o desperdício, o reuso e o aproveitamento da água. Em cidades como Campinas, Paulínia, Rosana, Campo Limpo de Goiás (GO), Tucuruí (PA) e Campos Novos (SC), o Grupo também promoverá atividades de educação ambiental, limpeza de praças e áreas comunitárias, pavimentação e reforma de espaços públicos, implantação de hortas comunitárias, entre outras.
Leave a Reply