Mercado se prepara para sacola de papel

A Nobelplast, uma das maiores fabricantes nacionais de sacolas, envelopes de segurança, banners, faixas e bobinas em materiais plásticos, parte em busca de um novo desafio. A empresa aposta agora na fabricação automática de sacolas de papel. Já foram investidos na criação da Nobelpack, divisão voltada para este segmento, R$ 3,5 milhões.

Para viabilizar esse projeto foi importada tecnologia italiana, com a compra de uma máquina de fabricação automática capaz de produzir 5 milhões de sacolas de papel por mês. A área da fábrica, de 6 mil metros quadrados, será aumentada em 50% para acomodar a nova divisão.

Hoje, a empresa emprega 200 funcionários e atende principalmente ao varejo, com foco nos segmentos de moda e cosméticos. A Inglaterra é um grande comprador de envelopes de segurança e diversos países da América Latina consomem outros tipos de embalagem.

A empresa já introduziu no País o Bioplast, plástico degradável e biodegradável desenvolvido pela empresa inglesa Symphony e trazido pela filial brasileira da rEs, com sede em Luxemburgo. O processo baseia-se em um aditivo que, acrescentado aos processos convencionais de transformação de polietileno ou polipropileno, torna possível produzir peças plásticas de acelerado processo de degradação e biodegradação.

O plástico com aditivo se degrada em questão de meses. O tempo pode ser regulado conforme o produto e ser tão curto quanto 60 dias e tão longo quanto cinco ou seis anos. São necessários cuidados especiais na armazenagem, pois o processo é estimulado por fatores externos tais como luz ultravioleta, calor, umidade e estresse da embalagem.

Arte-papel

No site – www.nucleoartepapel.com.br há lançamentos interessantes a base de papel artesanal:

1 – Linha Batik: conjuntos que mesclam peças em MDF e encadernação artesanal, com papéis artesanais e lâminas de madeira de reaproveitamento com batik.

2 – Linha Marnorizada: peças que utilizam papel artesanal de fibras, marmorizado com bordados no próprio papel.

3 – Linha Bordado: peças também em papel artesanal com bordado.

4 – Vidro Reciclado: conjuntos exclusivos para Dia dos Namorados, em vidro e alumínio reciclado.

Curso para detectar vazamento

A Sabesp, responsável pelo atendimento direto a mais de 18 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo, informa que, estará oferecendo a todos seus clientes, gratuitamente, o curso sobre Pesquisa de Vazamentos. Todos que participam do curso recebem um certificado e estarão capacitados a detectar vazamentos nas instalações hidráulicas prediais, além de obter informações úteis sobre o uso racional da água.

O curso que tem a duração de 4 horas e é ministrado na Rua Antônio Pereira de Souza, 110, em Santana. As inscrições podem ser feitas pelo Disque-Sabesp 0800 119911 ou em qualquer agência de atendimento da Sabesp.

Dicas de economia

Diminua o tempo do banho. Cinco minutos no chuveiro são suficientes para a boa higiene.

Verifique os vazamentos. Torneira pingando desperdiça água.

Utilize a capacidade completa da máquina de lavar e, se possível, aproveite a água para limpeza do quintal.

Não use mangueira para limpeza de carros ou da calçada; vassoura, baldes e panos dão conta do recado.

Leave a Reply

Your email address will not be published.