Acontecerá de 12 a 13 de maio, em Buenos Aires (Argentina), o II Congresso de Ciências – Análise e Gerenciamento de Riscos. O encontro será realizado pelo World Chlorine Council (WCC), rede internacional de associações de classe nacionais e regionais que representam as indústrias de cloro e seus derivados, com o apoio e coordenação da Associação Latino-Americana da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados (Clorosur).
O congresso irá promover o debate de questões ligadas à avaliação e gerenciamento de risco, com base na probabilidade de ocorrência de efeitos adversos, resultantes da exposição humana à ameaça.
Na primeira edição, realizada em São Paulo, em 2003, compareceram ao evento profissionais do setor de cloro-soda, representantes da comunidade acadêmica e científica, agências reguladoras e membros do governo.
A programação deste ano conta com palestras de especialistas internacionais, que vão apresentar as experiências da Europa, Estados Unidos, Brasil e Argentina em avaliação de riscos ambientais, utilização da ciência na tomada de decisões, avaliação ocupacional e de riscos à saúde humana, entre outros temas. O encontro terá a coordenação técnica do Dr. Flávio Zambrone, professor e toxicologista da Universidade de Campinas (Unicamp).
Programa
Temas que serão abordados:
O que é perigo, exposição e risco? Utilização da Ciência na Tomada de Decisões – Dr. Flávio Zambrone, MD, Planitox, Clorosur, São Paulo, Brasil;
Procedimentos de Avaliação de Riscos Ambientais, tal como aplicados na Europa – Dr. Dolf van Wijk, Ph.D., Euro Chlor, Bruxelas, Bélgica;
Procedimentos de Avaliação de Riscos para o clorofórmio e outros subprodutos de desinfecção, tal como aplicados nos EUA – Jeffrey T. Sloan, Diretor de Desinfecção, Chlorine Chemistry Council,
Washington, EUA
Avaliação de Riscos à Saúde Humana e Carcinógenos – Dr. João Lauro Camargo, Ph.D., Fac. Medicina Botucatu/UNESP, São Paulo, Brasil
Falando sobre Riscos – Comunicando – Dr. Carlos Celso Amaral – USP, São Paulo, Brasil
Estudo de caso em avaliação de riscos ambientais – Dr. Dolf van Wijk, Ph.D., Euro Chlor, Bruxelas, Bélgica
Avaliação de Riscos da Água. Arsênico e outros metais – Juan Carlos Piola
Como pode a América Latina melhorar o uso da Avaliação de Riscos? – Discussão do público: Flávio Zambrone (moderador) .
Prêmio
Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), de Pernambuco,abriu as inscrições para o XV Prêmio Vasconcelos Sobrinho. A iniciativa tem o objetivo de dar maior visibilidade ao trabalho de pessoas físicas e instituições, públicas ou privadas, que promovem a preservação do meio ambiente e se preocupam com a qualidade de vida da população.
Este ano, a premiação será distribuída entre quatro categorias: Responsabilidade Ambiental, Personalidade do Meio Ambiente, Projetos e Práticas Educacionais e Participação Comunitária.
O prêmio, que será entregue durante a Semana do Meio Ambiente, consiste num troféu e certificado. Mais informações no portal www.cprh.pe.gov.br .
Leave a Reply