
Ainda sobre o tema de estudos relacionando a questão da escassez de água é oportuno conhecer ações desenvolvidas em regiões do Estados Unidos onde o problema das estiagens é recorrente, como no Meio Oeste, onde um Plano com horizonte para 2025 tenta amenizar o problema.
Conforme os jornais da região a crise mais recente envolvendo as bacia do Klamath e do Rio Grande – onde indígenas, fazendeiros, residentes e áreas urbanas e a flora e fauna foram afetados pela estiagem – demonstram cabalmente as conseqüências do problema de uma competição crescente por um recurso finito. Segundo o secretário do Interior, Gale Norton “as comunidades que enfrentarão críticas insuficiências de água nas próximas décadas devem desempenhar o papel principal neste esforço e a colaboração é primordial para a busca de soluções práticas”. Ressaltou a importância de trabalhar junto com autoridades governamentais federais, estaduais e locais, tanto como com grupos ambientalistas, tribais e comunitários.
As metas das reuniões que estão se sucedendo em várias regiões são identificar os segmentos com o mais alto potencial de risco nos próximos 25 anos, avaliar as formas mais efetivas de enfrentar o desafio do abastecimento de água, e recomendar medidas cooperativas de planejamento e mecanismos com alta probabilidade de êxito.
Água 2025 também se propõe a estimular pesquisas e concentrar investimentos em áreas de necessidade crítica, tal como seria reduzir o custo da dessalinização de água salgada e águas interiores contaminadas, proporcionando o acesso às comunidades costeiras, rurais e tribais.
O projeto da Secretaria incentiva o intercâmbio voluntário da água por meio de depósitos de água e outras técnicas de vendas ou distribuição. Isto inclui acordos que permitam que agricultores “arrendem” sua água para cidades, povos ou outros usuários em épocas de seca, e ainda manter o potencial de cultivar a terra.
A versão integral desta proposta está na página: www.doi.gov/water2025
Compromisso
“O objetivo do Plano Água 2025 é um compromisso de trabalhar e apoiar os governadores ocidentais e comunidades locais em seu implemento de soluções realistas e localmente engendradas”, destacou Norton.
Consideráveis quantidades de água podem ser conservadas ao se modernizar reservas e abastecimento de água, trabalhando com associados estatais e locais para melhorar o manejo de com novas tecnologias, e dirigindo ajuda técnica e financeira à assistência de camponeses, granjeiros e municipalidades para obter o fornecimento eficiente de sua água de irrigação e suprimento potável
Leave a Reply