A valorização da água e do saneamento

O Rio Grande do Sul dá um bom exemplo de valorização da água ao instituir 2004 como o Ano Estadual da Água, em comemoração aos 10 anos de sua Lei de Recursos Hídricos e ao promover, através da ONG Farol da Terra, com o apoio da Petrobrás, uma pesquisa sobre água e saneamento. Essas Iniciativas colocam a água e o saneamento no topo da agenda ambiental do Estado.

No último dia 28 de janeiro, representantes de entidades governamentais e não governamentais reuniram-se para debater as propostas das atividades que serão desenvolvidas no Ano Estadual das Águas. A iniciativa para que 2004 seja considerado o Ano Estadual das Águas foi da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – Seção Rio Grande do Sul, que há dez anos realiza a Semana Interamericana da Água no Estado em parceria com dezenas instituições.

O objetivo do evento é comemorar os dez anos de sanção governamental da Lei nº. 10350/94, a Lei das Águas do Rio Grande do Sul, que instituiu o Sistema Estadual de Recursos Hídrico, destinado a realizar a gestão das águas em nosso Estado. Paralelamente, será uma preparação para a Década “Água para a Vida”, instituída pela ONU, no dia 23 de dezembro, que será desenvolvida de 2005 a 2015.

Em outra iniciativa elogiável a ONG Farol da Terra está aplicando uma pesquisa para avaliar o grau de informação da população sobre a água e o saneamento. Veja as perguntas e participe dessa pesquisa. As respostas podem ser enviadas para:Minha Opinião.

Como a água de sua cidade é tratada?

( ) Corsan ( ) Outra Companhia ( )Não é tratada ( ) Poço artesiano ( ) Outros. Qual? ( ) Não sei.

Que tipo de saneamento básico existe na cidade onde você mora?

( ) Fossa séptica ( Rede de esgoto cloacal ( ) Rede de esgoto pluvial (água da chuva) ( )Outro, qual? ( ) Não sei.

Você acha importante economizar água?

( ) Sim. ( ) Não

Sua cidade possui

( ) Lagoa ( ) Rio ( ) Nascente ( )Não possui nenhum ( ) Não sei

Existe algum trabalho de preservação da água em sua cidade?

( ) Sim. ( ) Não ( )Não sei

Você sabe de onde vem a água que abastece sua cidade?

( ) Sim ( ) Não

Se a resposta for sim indique de onde vem

Sua cidade possui lixeiras suficientes nas ruas?

( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei

Sua cidade possui coleta seletiva de lixo?

( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei

Como é o recolhimento do lixo de sua cidade?

( ) diário ( ) 3X por semana ( ) semanal ( )outro, qual? ( ) Não sei

Para onde é levado o lixo de sua cidade?

( ) Aterro sanitário ( ) Lixão ( ) Usina de reciclagem ( )Outro, qual? ( ) Não sei.

Sua cidade de origem

Boa pesquisa!

Cecy Oliveira – editora.

Marco

Segundo engenheiro Luiz Antonio Timm Grassi, coordenador da Câmara Técnica de Recursos Hídricos da ABES/RS, a Lei foi um marco importante para a política ambiental e mesmo para as políticas relacionadas com o desenvolvimento sócio-econômico em bases sustentáveis.

O Ano Estadual das Águas deve ser comemorado por uma série de atividades que promovam a conscientização da sociedade para a importância das fontes naturais de água e a necessidade de sua preservação, assim como o incentivo ao fortalecimento da política estadual de proteção dos recursos hídricos. As atividades terão diversas linhas de ação. Entre elas: educação, comunicação, manifestações artístico-culturais, sociais, comunitárias, religiosas e ação parlamentar e governamental, nos níveis estadual e municipal. Ao final da reunião, ficou constituído um grupo informal de organização das atividades do Ano Estadual das Águas, composto pelos presentes, que tomará as primeiras providências, reunindo-se novamente no dia 01 de março.

A Vez dos Leitores

Formol

Gostaria de saber se podem me indicar alguma empresa que trabalhe com tratamento de formol para descarte.

André Luis Bettoni

Mercosul

Em relação a notícia acordo ambiental do mercosul o nº da lei (25.841 de 09/01/04) é este mesmo? Como membro da delegação brasileira no sgt-6 (subgrupo de trabalho meio ambiente do mercosul) me interessei pela integra da legislação aprovada inclusive os anexos relacionados.

Sérgio Travassos – SGA/MMA

Leave a Reply

Your email address will not be published.