Natal Luz reciclado – exemplo que vem do Sul

Considerado um dos roteiros tutrísticos mais atraentes do Brasil o circuito da Serra Gaúcha, especialmente Gramado e Canela, deu mais um show na festa denominada Natal-Luz que se estende de 1 de dezembro a 6 de janeiro. Toda a decoração da cidade foi concfeccionada pelos prórpios moradores usando como matéria-prima materias descartávels como garrafas pet e papelão.

Uma mobilização de toda a comunidade estudantil garantiu o material necessário para a confecção dos bonecos de neve, estrelas e guirlandas. Um “exército” de 500 pessoas trabalhou durante quatro meses na elaboração da decoração que foi amplamente aprovada pelos visitantes.

Muitos poderão argumentar, com razão, que quanto maior for a utilização que se der aos pets usados mais longe estará o dia em que este material será banido e que se voltará a valorizar as boas embalagens de vidro para bebidas. No entanto é forçoso reconhecer que dificlmente a sociedade retomará um hábito (da troca de vasilhame de bebidas) que as novas gerações até já esqueceram.

De qualquer forma, a iniciativa da Prefeitura de Gramado deve ser saudada como um exemplo de que nem tudo se move com as engrenagens do dinheiro. Muitas vezes a mobilização social e a participação da comunidade podem resultar em uma bela obra conjunta.

Boa leitura!

Cecy Oliveira – editora

A Vez dos Leitores

Doenças do clima

Muito interessante a matéria sobre as doenças do clima. A gente pode notar que as coisas estão mudando lenta mas perceptivelmente. Nossos invernos têm sido extremamente secos e aqui no Sul os refriados foram muito mais longos e causando sintomas nunca antes detectados. É preciso alertar cada vez mais a população, os governantes e parlamentares para esse risco que o planeta está correndo.

Joelma Nogueira – Rio Grande do Sul

Energia Limpa

Gostei muito de ler a matéria sobre o hidrogênio como combustível. Acho que a inteligência humana é muito0 criativa e pode achar as soluçoes que salvem o planeta. O que é preciso é que as escolas cada vez mais dêem ênfase para a educação ambiental e que todos os novos profissionais cheguem ao mercado valorizando adequadamente a questão ambiental. Com isto as novas indústrias e atividades econômicas que surgirem vão trilhar o caminho da produção limpa.

Jader Siqueira – São Paulo

Leave a Reply

Your email address will not be published.