
O projeto Brasil das Águas vai realizar, até o final de 2004, um total de 100 mil quilômetros de vôos a bordo de um hidroavião adaptado e transformado numa espécie de laboratório aéreo que realiza as coletas sem a necessidade de pouso. Serão analisadas amostras de água doce de mais de 1.000 rios do País. No comando das operações está o casal formado pelo piloto Gérard Moss e sua mulher, Margi. Os dois já cumpriram 23% do trabalho de coletas, o equivalente a 226 amostras, nas três primeiras campanhas do Brasil das Águas.
Segundo o limnologista José Galizia Tundisi, professor titular do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, que acaba de concluir o relatório sobre a análise dos dados relativos às duas primeiras campanhas, disse que o projeto vai possibilitar a obtenção de um retrato novo do Brasil, com resultados aprofundados relacionando fatores como a interação das atividades da população e do desmatamento com a qualidade das águas.
Desde o início do Brasil das Águas, em outubro de 2003, até a véspera da quarta campanha, Gerard e Margi já realizaram diversas palestras com crianças de várias partes do País, se reuniram com governadores e travaram contato com grupos distintos como os sem-terras que os abrigaram num acampamento e índios que demonstraram consciência ecológica.
O Brasil das Águas vai decolar novamente no dia 13 de janeiro rumo a Região Sul, passando pelo interior do Paraná e Santa Catarina, e o avião Talha-Marzinho estará novamente protagonizando as operações de coleta, com o apoio terrestre do Land Rover Defender dirigido pelo piloto Alexandre Abreu, especialista em eventos off road e antigo companheiro de viagens de Gérard.
Zoobotânica no verão
A Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul programou uma série de atividades para a população durante o período de verão no Jardim Botânico, em Porto Alegre. Os eventos prevêem visitas orientadas às coleções científicas do Jardim Botânico, trilhas e oficinas.
Programação
Visita às Coleções Especiais do Jardim Botânico: dias 14, 21 e 28 de janeiro e 4 de fevereiro, às 15 horas;
Visita orientada “Conhecendo o Jardim Botânico” – dias
8, 15, 22 e 29 janeiro, às 9 horas; Oficina de Identificação de Plantas Medicinais e Úteis: -dias 13 de janeiro, às 9 horas, e 8 e 15 de janeiro, às 15 horas; Oficina de Harborização de Plantas – dia 21 de janeiro, às 9 horas. Informações e inscrições pelos telefones 33202027 e 33202000
Problemas
Sobrevoando também regiões como a bacia do Rio Paraná, a região Centro-Oeste e o Pantanal, o casal se deparou com problemas ecológicos preocupantes como a devastação generalizada da mata ciliar dos rios, principalmente em São Paulo, Minas e Paraná, mas também se surpreendeu com a beleza inesperada de rios definidos por Margi Moss como “de tirar o fôlego”, principalmente em Mato Grosso e no Pantanal.
ICTR 2004
O Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Resíduos e Desenvolvimento Sustentável, o ICTR 2004 já tem mais de 600 resumos para o evento. O ICTR 2004 e o NISAM 2004 – Ciclo de Conferências sobre Política e Gestão Ambiental serão realizados de 17 a 20 de outubro de 2004, no Costão do Santinho – Florianópolis (SC).
O prazo para o envio de resumos encerra-se em 19 de março de 2004. O evento é promovido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável (ICTR), entidade que congrega os pesquisadores das Universidades e Centros de Pesquisas Públicos Brasileiros que atuam nesta área.

Leave a Reply