Uma pesquisa realizada a pedido da Symantec mostrou que as empresas estão perdendo a paciência com a enorme carga de lixo digital e já pensam em abolir o e-mail como meio rápido e eficaz de correspondência.
Segundo notícias divulgadas nos principais sites de notícias o levantamento mostra a complexidade do problema com spams. Em função dos e-mails indesejados, metade dessas empresas está disposta a alterar todos os endereços eletrônicos corporativos.
Isto significa que a cada dia vai se tornar mais difícil fazer uma boa mensagem chegar a seu destino pois os e-mails indesejados infestaram a rede de tal forma que nem mesmo os melhores anti-spans conseguem triar adequadamente.
Mais de 50% dos entrevistados revelaram planos de instalar mecanismos nos servidores para filtrar os e-mails, permitindo a entrada apenas das mensagens aprovadas. Em 32% das 500 organizações ouvidas já foram investidos recursos para diminuir o número de mensagens indesejadas por meio da elaboração de listas negras.
Na Europa, novas leis proibindo o envio dos e-mails indesejados, os chamados spans, estão entrando em vigor. A multa para empresas culpadas da prática pode chegar ao equivalente a R$ 20 mil. A nova legislação considera um ato criminoso enviar e-mails ou mensagens de texto transmitidas por telefone celular a não ser que o destinatário tenha concordado antecipadamente em aceitar.
Nos entanto nos Estado Unidos, onde são originadas grande parte dos e-mails indesejados, os poluidores digitais ainda continuam impunes, o mesmo acontecendo no Brasil, o principal usuário da rede na América Latina.
Nesta edição, que faz a transição para 2004, queremos expressar nosso mais ardente desejo de que em 2004 possamos voltar a desfrutar da rede como um espaço universal para a disseminação de informações que nos ajudem a construir um mundo melhor para todos nós.
Feliz 2004!
Boa leitura
Cecy Oliveira – editora.
Lixo- a ameaça

Leave a Reply