Olhos postos nas decisões que estão sendo tomadas pelos ministros do Meio Ambiente dos países da América Latina e Caribe em torno da Iniciativa Latino-americana e Caribenha para o Desenvolvimento Sustentável (ILAC) os brasileiros prestam atenção às sugestões que estarão sendo votadas na Conferência Nacional de Meio Ambiente, depois de quase seis meses de debate.
O que se espera, concretamente, destas duas reuniões, é que as medidas sugeridas e os acordos em torno de pontos comuns passem rapidamente da palavra à ação. Transformar as boas intenções refletidas em belos documentos finais de encontros, cartas com propostas e exigências, planos bem urdidos e justificados em ações tem sido o calcanhar de Aquiles da área ambiental.
Por isso é positiva a notícia de que está sendo criada, a partir deste encontro no Panamá uma plataforma da sociedade civil para seguir, passo a passo os planos dos governos para proteger o meio ambiente e mitigar a pobreza nas Américas. Essa rede, segundo justificam, é necessária porque os governos ”têm avançado muito lentamente” na implementação dos compromissos em matéria ambiental, apesar dos esforços realizados por distintos Estados, e as contribuições de convenções, acordos e organismos multilaterais.
No texto de criação da plataforma as entidades proclamam que os pactos ambientais internacionais devem se encarados como uma ”carta de navegação” para modificar o modelo de desenvolvimento imperante no continente ”baseado em padrões de produção e consumo insustentáveis”.
Boa leitura!
Cecy Oliveira – editora
A Vez do Leitor
Aguaonline
Li na seção Opinião, a vez do leitor, onde o diretor executivo falou muito bem da Revista Águaonline. Existe um link no www.terranatal, numa matéria que fiz para esse portal. Que bom que os frutos estão acontecendo….O que é bom, como é Águaonline, mostra o seu sucesso…
Luciah
Trialometanos
Gostaria, se possível , de receber informações sobre a presença de trialometanos (subprodutos do cloro) em refrigerantes como a Coca-cola e quais os efeitos para os consumidores. Grata pela atenção.
Kelly Pás
Água da chuva
Gostaria de saber informações sobre reaproveitamento de água de chuva. O que vocês podem me indicar?
Eng. Evaristo – Hidralon Ltda
Água e batismo
Gostaria que fosse publicada uma nota corretiva sobre a matéria: Água é símbolo de pureza nas religiões. No Cristianismo, o batismo em águas não é um ato simbólico de purificação, como foi divulgado. O batismo em águas é um ato público de ARREPENDIMENTO pelos pecados, onde a pessoa é submersa nas águas (simbolizando sua morte para a vida material, vida de pecados) e emersa das águas (simbolizando o nascer de novo, para uma nova vida, de santidade, sem pecados). João Batista dizia textualmente (na Bíblia): Eu batizo em água, o batismo do arrependimento, mas apás mim vem Aquele que batizará com o Espírito Santo (de Deus) e com fogo. Ele falava da vinda de Jesus Cristo. Uma pergunta que deixo aos leitores: Se o batismo, no Cristianismo, é para arrependimento, é correto batizar bebês?
Edison Archela
Nota da redação
Os dados sobre o uso da água na religião tiveram como fonte o site do Ano Internacional da Água. Em muitas referências à água no batismo cristão significa renascimento sem pecado ou purificação.
Leave a Reply