Navegar na Internet não é tarefa fácil. Supõe conhecer os mecanismos de busca para poder usufruir dos recursos informativos armazenados e, principalmente, disponibilidade de tempo para se construir estratégias adequadas de pesquisa que tragam como resposta informações relevantes. Nem sempre esse processo é tão simples, a pertinência das respostas obtidas em relação à pergunta feita é na maioria das vezes relativa e obriga o usuário a percorrer a massa de informações disponibilizadas para filtrar as de seu interesse.
Muitas vezes essa tarefa final de seleção, que fica a cargo do usuário, demanda um esforço hercúleo. É conseqüência das características básicas da Internet, interconectividade e interatividade, que promovem a interação direta usuários/estoques de documentos e informações. A mediação, feita tradicionalmente pelos bibliotecários no exercício do Serviço de Referência, no caso da Internet é feita pelo pesquisador, seja ele bibliotecário ou usuário/leitor.
Este Guia www.bibliotecacidade.sp.gov.br foi concebido para minimizar esse problema e funcionar como um instrumento mediador, que otimize as relações entre usuários e estoque/fontes de informação.
Para isso ele mesmo se constitui em uma fonte de Referência/ Informação, só que uma fonte dinâmica, capaz de catalizar as demandas temáticas dessas Unidades de informação. Incorporado ao dia-a-dia das bibliotecas como um instrumento do serviço de referência, sua revisão poderá ser constante e realizada pelos próprios integrantes das bibliotecas participantes da proposta. Essa revisão cotidiana e respaldada na realidade poderá torná-lo um instrumento mais completo.
Recursos Hídricos
Essa página – www.perh.hpg.com.br contém as legislações de Recursos Hídricos de todo o Brasil. Excelente para consulta.
Leave a Reply