Semana da Água no RGS – Uma Experiência de Mobilização é o título do livro que estará sendo lançado no próximo dia 10 de outubro, às 16h, no Centro de Eventos da FIERGS onde se realiza o Fórum Internacional da Água. A publicação é uma iniciativa da seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) iniciadora da celebração, em 1993, quando era presidida pelo engenheiro sanitarista Paulo Renato Paim.
Mentora da idéia de estender a celebração do Dia Interamericano da Água – primeiro sábado do mês de outubro – a jornalista Cecy Oliveira, que escreveu os textos da publicação lembra que a adesão à proposta foi crescendo no Rio Grande do Sul e teve momentos marcantes, como o Abraço ao Guaíba – que será reeditado este ano – as edições do Mutirão de Limpeza do Rio dos Sinos, o concerto sinfônico no caís do porto, em Porto Alegre, as realizações do Parlamento da Água, em conjunto com a Assembléia Legislativa, e do Fórum Ambiental da Indústria, com a FIERGS, além de muitos outros eventos
Segundo ela “felizmente hoje o mundo está mais consciente da importância da água que é assunto recorrente nos meios de Comunicação, nas escolas e ruas, nas conversas em encontros sociais. Nossa contribuição principal foi ter estado na comissão de frente buscando a mobilização e intuir que esse era um tema destinado a se tornar relevante para a nossa e as futuras gerações. Como proposta de mobilização, a idéia da Semana Interamericana da Água, que criou raízes e amadureceu nestes dez anos, continua aberta à participação de todos os que tenham interesse em compartilhar esta experiência, ampliá-la, aperfeiçoá-la e difundi-la”.
Monitorando a qualidade
Aumentar a conscientização sobre a importância da água para a manutenção da vida e da saúde é um dos objetivos do Dia Mundial do Monitoramento da Qualidade da Água – 18 de outubro – criado pelas Fundação para a Água Limpa da América (Americas Clean Water Foundation) e a Associação Internacional da Água (International Water Association). A proposta é mobilizar a cidadania no período de 18 de setembro a 18 de outubro para aumentar a compreensão sobre a vulnerabilidade da água e como as ações individuais podem ter impacto na perda da qualidade dos mananciais.
Na primeira celebração, em 2002 75 mil pessoas nos Estados Unidos se uniram para realizar o monitoramento da qualidade da água em mais de 5.000 locais em todo o país. Agora em 2003 será comemorado conjuntamente o 30° aniversário de entrada em vigor da lei máxima sobre a qualidade da água, o Clean Water Act.
As entidades alertam que o suprimento de água potável do mundo é um produto do ciclo hidrológico. A vida e a saúde estão sob ameaça em várias partes do mundo onde a qualidade da água está diminuindo pela falta de conscientização, uso inadequado ou desperdício. Em outras partes do mundo o comércio e a recreação são os causadores do maior impacto.
Para maiores informações sobre a celebração contatar: Ed Moyer, World Water Monitoring Day Coordinator: e.moyer@acwf.org
Programação
Veja aqui a programação da Semana da Água 2003 no Rio Grande do Sul.
CNBB debate a água
Com o objetivo de reunir as entidades envolvidas no debate das questões relativas à Água, a Comissão Pastoral da Terra e Cáritas Brasileira vão realizar o Seminário Nacional sobre a Água no Centro Pastoral Dom Fernando, em Goiânia, de 21 a 23 de novembro.
O seminário vai debater as políticas existentes sobre a água e apontar estratégia conjunta para o melhor aproveitamento do espaço que a Campanha da Fraternidade da CNBB abre, no próximo ano para o debate destas questões com a sociedade. O secretário de Recursos Hídricos, do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, participará do seminário. Mesas-redondas debaterão a Água no Campo e a Água na Cidade e terão a participação de representantes do Sindicato dos Urbanitários e do Grito das Águas, além de outras entidades. O evento terá palestras sobre o uso da água na Agricultura e sobre os princípios éticos e teológicos que norteiam o debate das águas.
Leave a Reply