Ao longo destes três anos e meio de difusão de informações através de suas matérias semanais Águaonline tem registrado nesta página as opiniões e solicitações de seus leitores e visto crescer a busca por informações sobre os temas ligados à água e ao meio ambiente.
É assim também que se constata, por diferentes segmentos, a procura por informação qualificada ao se analisar a inscrição de novos assinantes, em uma média constante de pelo menos quatro a cada dia, nos 30 dias do mês.
O que nos deixa entusiasmados, por um lado, é ver que a sociedade está “sedenta” de mais e mais dados sobre temas hídricos e ambientais. Por outro, ficamos cientes de que profissionais, estudantes e professores de todas as áreas demonstram interesse pelo material veiculado em nossas páginas.
Tomando como exemplo apenas o mês de setembro em que foram registrados 145 novos subscritores que desejam receber a edição semanal temos a seguinte distribuição por faixa de conhecimento:
O gráfico permite visualizar melhor esta distribuição comprovando o alcance da revista e ao mesmo tempo o poder de multiplicação da informação uma vez que a maioria absoluta dos profissionais cadastrados se constituem em formadores de opinião. Ou seja: pessoas que por sua atividade profissional têm influência decisiva na tomada de decisão de vários segmentos da sociedade.
Um outro dado relevante é o número recorde de 456 recomendações de leitura de nossas páginas no mês de setembro. Isto significa que uma média 15 páginas diárias da Águaonline foram enviadas a outras pessoas por nossos leitores ampliando o alcance da informação e resultando também, em novos assinantes.
Por isso aumenta nossa responsabilidade em aprimorar o produto que oferecemos e ao mesmo tempo nos dá a tranqüilidade de oferecer a nossos parceiros e anunciantes um público leitor segmentado e especializado. E acima de tudo interessado em novos produtos e serviços voltados para seu ramo de atividade e que demonstrem preocupação com a preservação ambiental.
Boa leitura!
Cecy Oliveira – editora
A Vez dos Leitores
Água mineral
Inicialmente, parabéns pelo excelente site, que tanto colabora com a difusão do conhecimento sobre ÁGUA. Nossa empresa é especializada em pesquisa de mercado. Para compor um estudo mercadológico, estamos necessitando de dados sobre fontes produtoras, distribuidores, mercado, etc.
Milton Fontoura
Declaração do Lago Izabal
Depois de cinco dias de debate, 30 participantes do Seminário Regional de Capacitação para Jornalistas Mesoamericanos: “Água doce e ambiente, um jornalismo que vende”, oriundos da imprensa escrita, televisiva e programas de rádio e de organismos de conservação da Nicarágua, Panamá, Costa Rica, México, Honduras, Belize, El Salvador e Guatemala, assinaram a Declaração do Lago Izabal para difundir os seguintes princípios:
1. Trabalhar as comunicações sobre água e meio ambiente com um enfoque educativo e integral, que considere os casos exitosos e não só os aspectos negativos.
2. Considerar em nosso trabalho a ênfase nos PROCESSOS e não somente nos PRODUTOS NOTICIOSOS ISOLADOS, tanto nas comunicações sobre a água como nas matérias ambientais em geral.
3. Procurar que as coberturas noticiosas articulem um pensar GLOBAL e um atuar LOCAL, com relação ao ambiente e em especial à água doce.
4. Promover a incorporação de notas ambientais na agenda dos meios de comunicação da Mesoamérica como um tema constante.
5. Reativar a Rede de Jornalistas Ambientais da Mesoamérica.
Guatemala, 27 de setembro de 2003.
Sistema unitário
Gostaria de receber informações sobre sistema unitário de rede de esgoto (sistemas de esgotamento).Quais as vantagens desse sistema e porque é utilizado em países desenvolvidos.
Kelly
Água em SP
Gostaria de algumas sugestões de ong ou projetos que trate da questão da água, dos rios poluídos, etc. ficaria muito grata também se você pudesse me mandar algum tipo de material sobre a disponibilidade, esgotamento, etc em São Paulo.
Osso me ajudaria muito, pois estou fazendo um trabalho sobre a questão da água em São Paulo, e esse material seria de muita ajuda.
Carolina Altenfelder
Leave a Reply