Empresas de olho na retomada dos investimentos

Cobertura especial – 22o Congresso da ABES – Joinville (SC)

Se grande parte dos operadores de sistemas de água e esgoto se mostraram aliviados com a perspectiva de retomada dos investimentos que está esfregando as mãos com essa possibilidade são as fabricantes de materiais e equipamentos.

Somente na cidade de Joinville estão três delas, dos segmentos de tubos, conexões e metais sanitárias, que vinham amargando tempos de vacas magras por causa da estagnação dos negócios com a área de saneamento.

Outros segmento onde desembarcaram as maiores empresas estrangeiras foi o dos hidrômetros. Eles esperam que as frases repetidas nos painéis do congresso, de necessidade de modernização se transformem rapidamente em ações de compra e venda.

Um momento novo vivem também as empresas da área de meio ambiente, principalmente aquelas que se dedicam a tratar os resíduos dos processos de tratamento de água e esgoto. Estão na Fitabes, a Feira paralela ao Congresso, muitas que oferecem tratamento aos lodos gerados durante os processos de tratamento de água e esgoto.

Embora poucas das empresas públicas estejam presentes à feiras o número geral de expositores vem mostrando evolução. Neste edição estão presentes 150 empresas com estandes distribuídos em 8 mil metros quadrados.

ISO no saneamento

Os padrões de qualidade das ISO´s, que hoje são empregados em diversos setores da economia, chegarão ao saneamento ambiental. A novidade foi apresentada pelo presidente da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), Horst Otterstetter, no 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que acontece de 14 a 19 de setembro, em Joinville (SC).

A AIDIS é o único representante latino-americano, com direito a voto, que está participando do comitê de elaboração desta ISO, que irá também regulamentar o setor e aumentar a concorrência e qualidade dos serviços. A entidade representativa da Argentina, o IRAN, cedeu seu direito de voto para a AIDIS, por entender que esta está mais preparada.

Leave a Reply

Your email address will not be published.