Honda economiza matéria-prima

A Moto Honda da Amazônia inaugurou recentemente em sua fábrica em Manaus (AM) a primeira unidade de sinterização da empresa fora do Japão, com 140 m2 de área e capacidade para produzir 1,6 milhão de peças por ano. O processo reduz consideravelmente o impacto ambiental, com a diminuição em mais de 92% do lançamento de resíduos no meio ambiente.

A sinterização – também conhecida como “metalurgia do pó” – consiste em compactar o pó metálico em ferramental apropriado, para posterior aquecimento em condições controladas de temperatura e atmosfera. Inicialmente, essas peças serão destinadas apenas para o abastecimento do mercado interno, porém a expectativa é que, no curto prazo, seja produzido também um excedente para exportação.

Fonte: Honda

Mato Grosso mede CO²

O projeto CarboroMT, desenvolvido pelo Instituto do Milênio do LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia), UFMT, Unemat e diversas entidades científicas nacionais e internacionais nos municípios de Sinop, Alta Floresta e Cotriguaçu já está colhendo dados sobre o comportamento da floresta amazônica mato-grossense na captação e emissão de gás carbônico (CO²) na atmosfera. Um dos objetivos do projeto é definir os modelos que podem descrever o funcionamento total das florestas e sua influência no clima do planeta.

Trabalhando em conjunto com instituições de pesquisa como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e NASA, a transferência de tecnologia para a UFMT está dando condições para que sejam realizadas as pesquisas na área de medidas de fluxos de CO², água e energia. Será possível também diminuir a incerteza científica no que se refere ao seqüestro de carbono por uma floresta plantada, projeto este já implantado na Fazenda São Nicolau, em Sinop, com aprovação do Governo Brasileiro e também em área de pastagem . Em Sinop e Alta Floresta as medições são em florestas naturais onde não há interferências do homem.

Para a Faculdade de Física da UFMT , a articulação existente entre os pesquisadores locais e os pesquisadores da California State University San Marcos consolidou a grande equipe de pesquisadores da UFMT ligada ao LBA, sendo fundamental para o estudo de problemas da Amazônia ligadas ao meio ambiente. O coordenador do projeto , professor de Física da UFMT, Nicolau Priante disse que os efeitos da intensa expansão da agropecuária e da exploração madeireira no Estado sobre o clima e sobre a disponibilidade de água precisam ser avaliados de modo a garantir a sua sustentabilidade.

Edição 172 – 22 a 27/08/2003

Pintou limpeza

A Rádio Eldorado de São Paulo comemora, no mês de agosto, três anos do Projeto “Pintou Limpeza” – uma campanha de conscientização informando a população sobre o tempo de decomposição de materiais normalmente jogados no lixo e até pela janela do carro tais como bitucas de cigarro, latinhas, garrafas e outros materiais. Existe desde agosto de 2000, sendo veiculado na programação da Eldorado AM (700 kHz) e FM (92,9 MHz São Paulo – 99,7 MHz Santos).

A campanha tem parceria de apoiadores da indústria de embalagem – Alcan, Abividro, Tetra Pak, ProLata e Vega Ambiental – que promovem o “Pintou Limpeza” com a Rádio Eldorado. Em sua segunda fase, iniciada em janeiro de 2001, o projeto passou a contar com dez locais para captação de embalagens recicláveis e um posto piloto na avenida Washington Luís. Foram coletadas mais de 350 toneladas de materiais recicláveis entre vidros, alumínio, aço, garrafas PET, papel e embalagens Tetrapak, desde o lançamento e distribuiu em torno de R$100 mil revertidos a entidades assistenciais de São Paulo.

ADVB Ecologia

De 15 de agosto a 3 de outubro, as empresas poderão inscrever seus projetos ambientais no Top de Ecologia 2003 da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil). A premiação, criada em 1993, contemplará instituições que colaboram para o crescimento econômico do país, sem degradar o meio ambiental e estimulando a conservação da natureza.

Podem concorrer ao prêmio projetos de empresas privadas ou estatais, que ocorreram nos últimos cinco anos. Entre os requisitos para a escolha das ganhadoras, as empresas devem apresentar um compromisso permanente com a preservação ambiental, através da utilização de tecnologias limpas e inovadoras, otimização do uso de recursos disponíveis e/ou reutilizáveis, reciclagem e utilização racional de energia e matérias-primas, além de procedimentos que geram o desenvolvimento sustentável.

O julgamento será feito por um júri convidado pela diretoria do Top de Ecologia. Os resultados serão divulgados na segunda quinzena de outubro.

Inscrições pelo tel. (11) 3372.3800, e-mail: eventos@advbfbm.org.br ou no site da ADVB – www.advbfbm.org.br.

Leave a Reply

Your email address will not be published.