Desmatamento da Floresta Amazônica

Num dos mais ousados trabalhos de divulgação técnico-científico sobre o desmatamento da Amazônia, o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais lançou no último dia 7 de julho um dos mais completos sites – www.inpe.br – abordando desmatamento e ações nocivas dos homens sobre uma floresta tropical.

O objetivo é democratizar as informações e criar novos acessos aos dados sobre as atividades na maior e mais estudada floresta de todo mundo.

O site revela a nova metodologia utilizada no monitoramento da Amazônia Legal, principalmente no território denominado como Arco do Desflorestamento.

O levantamento produzido pelo INPE apresentará as áreas de degradação de maneira pontual. Desta maneira será revelado o Estado, a região e a localidade onde ocorre a derrubada da floresta e quais seus motivos.

O site apresenta inúmeras informações inéditas, entre elas o alto nível de detalhes do desmatamento, que possibilitará análises mais completas sobre esse processo.

Os dados chegam a ser pontuais, revelando aspectos como a localização específica das ações degradatórias. Seja em municípios, áreas agrícolas e pecuárias, assentamentos populacionais, áreas indígenas e de extração de madeira, ou mesmo em locais de grande biodiversidade.

O trabalho foi orientado pelo coordenador geral da divisão de Observação da Terra e responsável pelo monitoramento ambiental da Amazônia, Gilberto Câmara Neto.

Fonte: Agência Brasil

Edição 167 – 17/07/2003 a 23/07/2003

Portal da água

Aqui vão mais algumas novidades do Portal da Água

Na seção “EL agua habla” em www.wateryear2003.org pode-se acessar postais sobre a situação da água para enviar aos amigos. E quem se sentir criativo pode confeccionar seus próprios postais e enviar para a página do portal.

Prêmios

Quem estiver interessado em ganhar algum dos prêmios do Ano Internacional da Água Doce pode enviar fotos, desenhos, histórias, opiniões sobre ações de proteção dos recursos hídricos. Todas as idéias, grandes ou pequenas, são bem-vindas! As melhores sugestões serão publicadas na web no boletim SPLASH! O material pode ser enviado por e-mail para: “Concurso del verano”: wateryear2003@unesco.org

ou por correio para: International Year of Freshwater Secretariat World Water Assessment Programme UNESCO Division of Water Sciences 1 rue Miollis 75015 Paris, França

Leave a Reply

Your email address will not be published.