CNBB faz campanha pela água em 2004

O respeito à natureza, principalmente a água, levou a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil a escolher o tema “Fraternidade e Água”, para a Campanha da Fraternidade 2004. De acordo com o presidente da CNBB, Dom Geraldo Majella Agnelo, a entidade considerou na escolha do tema, a poluição das fontes e o desperdício em todo o país. ” Mundo sem a água, deixa de ser o mundo como ele é”, afirmou.

O vice-presidente da CNBB, Dom Antônio Celso Queiroz, explicou que a campanha faz um apelo para a mudança de atitude quanto ao uso da água no dia-a-dia. “Queremos alertar para o desperdício da água. Porque não há o reaproveitamento da água. Por que lavar calçadas e carro com água que não foi usada? Portanto, é através de um apelo que a Campanha da Fraternidade pretende atingir toda a população”.

O Conselho Episcopal Pastoral analisou 120 cartazes inscritos em concurso. O vencedor foi o cartaz apresentado pela equipe de Comunicação da Universidade Católica de Campinas (SP), que mostra mãos regando uma planta.

Fonte: Agência Brasil

Selos sobre reciclagem

A ECT – Empresa de Correios e Telégrafos lançou em Brasília (DF) quatro selos com os temas reciclagem e artesanato, uma niciativa que está acontecendo em todos os países do Mercosul, com a proposta de levar à população a importância ambiental e econômica do aproveitamento do lixo. Segundo o diretor regional da ECT, em Brasília, Alexandre Câmara, “a reciclagem gera milhares de empregos para grupos de pessoas que viviam em condições de exclusão social”.

Foram lançados quatro modelos de selos que ilustram materiais como vidro, plástico, metal e papel. Cada selo vai custar R$ 0,60. A tiragem inicial será de 990 mil. No ano passado, os Correios começaram a fazer coleta seletiva do lixo em seus prédios. Com o que foi recolhido, a instituição conseguiu evitar a derrubada de 1.200 árvores.

Com esta emissão comum, aos países do Mercosul, a Filatelia Brasileira junta-se às forças sociais argentinas, paraguaias e uruguaias, para um alerta internacional acerca de um dos grandes problemas do cotidiano: a má utilização dos recursos naturais. Felizmente, a cada ano, cresce a conscientização da sociedade quanto à importância da coleta seletiva de lixo.

Nos próximos anos, esta prática estará, em sua maior parte, inserida na cultura popular. Por esse motivo, a Filatelia vem associar, nesta emissão, a reutilização – entendida como uma das fases iniciais da reciclagem – com o artesanato.

A redução de gastos industriais na reutilização dessas matérias-primas é significativa. O alumínio e o vidro são 100% reaproveitáveis. A produção de papel reciclado consome 74% menos energia e 50% menos água. Essa economia torna-se mais significativa quando se sabe que a produção de 1 tonelada de papel corresponde a 40 árvores derrubadas.

O Brasil gera 150 mil toneladas de lixo por dia – uma média de 1 quilograma por cidadão – que são despejados em depósitos sem tratamento, contribuindo para a proliferação de diversas doenças. Além disso, causam 85% de toda poluição da costa brasileira. Por outro lado, os 60% do lixo que são reutilizados retratam um avanço na postura da população nestes últimos anos.

Fontes: Agência Brasil e site da ECT

Livro sobre Análises

Foi lançada no último dia 27 de junho a nova edição atualizada e revisada do livro “Métodos Laboratoriais de Análises Físico-químicas e Microbiológicas”, com um total de 450 páginas, do professor Jorge Macêdo, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Entre os temas abordados nessa edição estão:

Determinação de: pH, turbidez, condutividade, acidez, alcalinidade, alcalinidade de água mineral, dureza total, dureza total para água mineral, teor de cálcio e magnésio, teor de cálcio e magnésio para água mineral, cálcio e magnésio em água do mar, cloro residual e demanda de cloro, cloro residual qualitativamente e quantitativamente, cloretos, oxigênio consumido, matéria orgânica (Oxigênio Consumido) – Ensaio rápido, material oxidável em água do mar, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), da demanda química de oxigênio (DQO), fósforo (fosfato e fósforo), de fósforo total pelo método espectrofotométrico além de informações sobre alguns derivados clorados e sobre os vários tipos de análises.

O livro traz também as portarias 1469, sobre padrões de potabilidade da água para consumo humano e a Resolução 20, do Conama, sobre classificação das águas doce, salinas e salobras. O preço de capa será de R$62,00.

Contaminação

O especialista Andrei S. Jouravlev, da Divisão de Recursos Naturais e Infra-estrutura da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) informa que está disponível a publicação intitulada “La contaminación de los ríos y sus efectos en las áreas costeras y el mar” (LC/L.1799-P, noviembre de 2002, Serie Recursos Naturales e Infraestructura No. 50) por Jairo Escobar (63 páginas).

Os interessados podem encontrar em PDF no endereço: www. eclac.cl/publicaciones

ou em Word (comprimido/ZIP): www. eclac.cl/publicaciones. Ele dispõe de alguns exemplares impressos que podem ser enviados gratuitamente através de correio aéreo. Os pedidos indicando o endereço postal, devem ser feitos para: ajouravlev@eclac.cl.

Leave a Reply

Your email address will not be published.