
A reciclagem de resíduos sólidos transformando-os em artesanato é o tema escolhido pelos Correios para a quadra de selos que está sendo lançada, a nível nacional, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Cuiabá a solenidade de lançamento oficial acontece dentro da X Festa Internacional do Pantanal, no dia 7, às 14h, antes da assinatura de convênio entre a Fema e 17 municípios da região do Araguaia para implantação do Programa Nacional de Meio Ambiente II.
O objetivo, segundo a gerente da agência filatélica dos Correios de Cuiabá, Dina Maria Gomes da Silva, é contribuir para educar ambientalmente a população utilizando a popularidade dos selos para este fim. Vidro, alumínio, plástico e papel são os motivos escolhidos pela artista Cecília Langer para falar sobre o tema. Para difundir a idéia da reciclagem-artesanato e, ao mesmo tempo, educar ambientalmente o cidadão, os Correios escolheram como planos de fundo dos selos as cores de identificação dos materiais. O verde identifica o vidro, que tem como exemplo garrafas de cerveja vazias pintadas à mão e reabastecidas com licor caseiro.
O amarelo para identifica o alumínio. Neste, o selo apresenta um porta-jóias decorado com sucatas. O vermelho, que identifica o plástico, mostra um vaso de flores feito com garrafa de refrigerante. Já o selo de fundo azul, cor da reciclagem do papel, é ilustrado com títeres [bonecos] de papel marché. Ao centro da quadra de selos está o símbolo da reciclagem [três setas concêntricas].
De acordo com o consultor da Secretaria de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos do Ministério do Meio Ambiente, Darcy Derenusson, com esta emissão, a filatelia brasileira junta-se às forças sociais argentinas, paraguaias e uruguaias, para um alerta internacional a cerca de um dos grandes problemas do cotidiano: a má utilização dos recursos naturais. “Felizmente, a cada ano, cresce a conscientização da sociedade quanto à importância da coleta seletiva de lixo”, comemora. A redução de gastos industriais na reutilização dessas matérias-primas é significativa. O alumínio e o vidro são 100% reaproveitáveis e a produção de papel reciclado consome 74% menos energia e 50% menos água. Essa economia torna-se mais significativa quando se sabe que a produção de uma tonelada de papel corresponde a 40 árvores derrubadas.
O Brasil gera 150 mil toneladas de lixo/dia – uma média de um quilo por cidadão – que são despejados em depósitos sem tratamento, contribuindo para a proliferação de diversas doenças. Além disso, causam 85% de toda poluição da costa brasileira. Por outro lado, os 60% do lixo que são reutilizados retratam um avanço na postura da população nestes últimos anos.
Esta não é a primeira vez que os Correios lançam selos voltados à preservação do meio ambiente. No último dia 2 de junho foi lançada uma série de seis selos sobre as plantas medicinais do Cerrado e, há algum tempo, outra série sobre a fauna e a flora deste ecossistema. Em março uma dupla de selos mostrou as cachoeiras Salto II do Rio Preto e do Salto do Itiquira, ambas localizadas em Goiás. O Pantanal também não foi esquecido pois já foi lançada uma série em 2001. Quem quiser sugerir temas para novas séries de selos a serem editados em 2004, deve acessar o site da instituição e procurar o regulamento.
Fonte: Agência Estação Vida
Enfraero se volta para o meio ambiente
O Aeroporto Foz do Iguaçu/Cataratas foi o ponto de reunião de técnicos, engenheiros e Gerentes dos Aeroportos da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul)
administrados pela Infraero, com o objetivo de solidificar as
diretrizes quanto aos princípios e ações ambientais, previstas pela empresa para este ano. Segundo a Coordenadora de Planejamento e Meio Ambiente, Luisa Maria Gonçalves, este encontro foi idealizado visando estabelecer a perfeita consonância dos projetos e obras de engenharia previstos para o ano de 2003 com as diretrizes ambientais da empresa e órgãos ambientais regulamentadores.
Os investimentos na área de meio ambiente, previstos no plano de ação ambiental 2003, nesta Regional, serão aproximadamente de R$ 800 mil incluindo planos de gerenciamento dos recursos hídricos, resíduos sólidos, estudos Ambientais entre outros.
Em outro eixo de atuação está a Intensificação das atividades de controle e fiscalização da legislação ambiental nos aeroportos com ênfase no combate à biopirataria, ação que o Ibama está desenvolvendo nos principais aeroportos de movimentação de cargas no país, durante a Semana do Meio Ambiente. A campanha está sendo realizada pela Coordenação Geral de Fiscalização Ambiental do Ibama nos aeroportos de Porto Alegre (RS), Belém (PA), Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Guararapes (PE), Juscelino Kubitschek (DF), Eduardo Gomes, em Manaus (AM).
O trabalho é desenvolvido através de uma ação de informação e orientação aos usuários de transporte aéreo e aos funcionários de empresas do setor. “Queremos ter esse público como parceiros do Ibama, auxiliando no controle e fiscalização do transporte de cargas vivas (animais silvestres), produtos e subprodutos (material genético) da fauna, flora e pesca, e de substâncias potencialmente nocivas ao meio ambiente e à saúde humana”, afirma o coordenador de fiscalização ambiental do Ibama, Marcelo Marquesini.
O coordenador explicou que a estimativa com relação ao comércio ilegal da fauna silvestre brasileira é da ordem de mais de 38 milhões de espécimes por ano, com saídas para o exterior pelos portos e aeroportos. “Para coibir este tipo de pirataria criamos a Divisão de Fiscalização Aeroportuária e Portuária, no âmbito da Coordenação Geral de Fiscalização, da Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama”
disse Marquesini.
Sociedade sustentável
O governo de Minas Gerais realiza uma série de atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente no Estado, com o tema: “Sociedade sustentável: expressão de consciência ambiental”. Serão assinaturas de convênios e decretos, homenagens, lançamentos de CDs, livros, campanhas e concursos, palestras, premiações, apresentações de peças infantis e um seminário. Os eventos acontecem entre 5 e 8 de junho, em diversos espaços em Belo Horizonte e Nova Lima
Recinto para aves
A Volkswagen do Brasil e a Prefeitura de São Carlos estão inaugurando neste Dia Mundial do Meio Ambiente um dos maiores e mais modernos recintos interativos para aves da América Latina, localizado no interior do Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna” (km 2 da Rodovia Guilherme Scatenna, em São Carlos). Casais de 50 espécies – algumas ameaçadas de extinção — poderão ser vistos num ambiente de 450 m² de extensão por 8 m de altura que reproduz o habitat natural das aves, com matas, árvores frutíferas, espelhos d´àgua, cascatas e até chuva artificial. Passarelas suspensas possibilitam aos visitantes um passeio pelo interior do recinto com forte impacto visual.
O objetivo da Volkswagen e da Prefeitura de São Carlos com esta iniciativa é desenvolver ações de conscientização ambiental e criar condições para a reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas de extinção.
Apreensões
Dez/2002- Ibama apreende 41.000 Kg de pau-brasil para contrabando, com destino ao aeroporto de Salvador/BA e saída para os Estados Unidos;
Jan/2003 -Apreendidos arraias e peixes ornamentais no aeroporto de Belém/PA com destino ao exterior;
Fev/2003 -Alemães presos com 280 peixes ornamentais dentro de seis caixas de isopor, no
aeroporto de Manaus/AM;
Fev/2003 -Mulher é presa em Salvador/BA, com
44 ovos de papagaios amarrados à cintura em sacos de naylon, com destino a Portugal;
Fev/2003 -Derrame de produtos tóxicos desconhecidos, com vítimas, no aeroporto de Viracopos – Campinas/SP;
Mar/2003 – Detidos dois estrangeiros com 79 espécies entre sementes mudas, sob suspeita de crime de biopirataria, no aeroporto internacional Eduardo Gomes – Manaus/PA; ·
Mar/2003 – Detido norte-americano, com visto de turista, que estava coletando materiais biológicos no pantanal mato-grossense.
Maiores informações sobre a Campanha desenvolvida nos aeroportos podem ser obtidas em: Brasília – Marcelo Marquesini – (61) 316-1279 São Paulo – Analice de Novaes Pereira / Jairo – (11) 3066-2662 Belém – Marcílio Abreu Monteiro (91) 241-26 21 / Osmar (61) 9972- 5062 Manaus – Henrique dos Santos Pereira (92) 613-3277 Rio de Janeiro – Gerencia / Márcia DICOF (21) 2506-1734 Recife – João Arnaldo Novaes Júnior (81) 3441-6338 / Nelson (61) 9965-7436 Porto Alegre – Maria Cecília Hipólito, Cláudio (Ch. Gabinete).
Leave a Reply