
Em busca de novos talentos para a área de pesquisa o – Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) – lançou o Programa Novos Talentos destinado a incentivar mestrados, doutorados e pós-doutorados em 25 temas selecionados. No total, serão contemplados com bolsas 25 estudantes.
Os orientadores e candidatos a uma das bolsas oferecidas já podem inscrever-se, selecionando um ou mais de um entre os 50 temas que estarão disponíveis no site do IPT
Entre as áreas prioritárias de especialização estão: metrologia, materiais, tecnologia de construção, geotecnologia, tecnologia da informação, biotecnologia, energia, tecnologia e gestão do meio ambiente.
ONG anti-tabagismo
O CREA-RS está articulando a criação de uma Organização Não-Governamental anti-tabagismo. Na reunião preparatória, promovida pela ABNF – Associação Brasileira de Não-Fumantes, foi discutido o cumprimento da lei que proíbe fumar em recintos coletivos, públicos ou privados, tais como restaurantes, bares, universidades, lojas, sobre a organização de palestras e exposições em escolas alertando para os malefícios do consumo de produtos do tabaco, impedir o uso de publicidade de cigarros tendo por motivo atividades esportivas ou culturais e a realização e apoio de cursos para deixar de fumar. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail: não fumantes@naofumantes.com
Fonte: CREA-RS
Educação ambiental
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinou protocolos de intenções para realização de trabalhos na área de educação ambiental e sustentabilidade do agronegócio florestal. O primeiro protocolo foi assinado com o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Cefet-PR considerado um centro de referência do ensino tecnológico do Sul do País. O acordo objetiva a formação e qualificação de profissionais e realização de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços.
A segunda parceria foi feita com a Renault do Brasil S.A., nas dependências da fábrica em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba/PR. A Renault executa, em seu perímetro industrial, diversas ações de preservação do meio ambiente, como plantio de mudas de árvores nativas, monitoramento da qualidade da água do principal rio da região que margeia a empresa e controle diário de seus efluentes líquidos, ruídos e emissões atmosféricas. Além disso, possui um amplo programa de reciclagem de resíduos e também promove, junto a seus funcionários, a coleta seletiva de materiais e estimula o uso racional de recursos. O trabalho com a Embrapa pretende reforçar muitas destas ações, com enfoque em práticas de educação ambiental envolvendo a comunidade.
Contaminação
A Universidade de São Paulo, através do Instituto de Geociências, está lançando Mapas das Fontes Potenciais de Contaminação do Município de Atibaia no próximo dia 10 de junho, na Câmara Municipal de Atibaia, às 15 h, com palestra do prof. Dr. Alberto Pacheco.

Mês do Meio Ambiente
A cidade de Santo André comemora o Mês do Meio Ambiente com uma série de eventos que marcam as comemorações dos 450 anos do município e dos cinco anos de existência da Lei Municipal de Gestão e Política Ambiental (Lei 7.733/98). A I Exposição Meio Ambiente, Água e Gente – com apresentação de experiências de educação ambiental desenvolvidas em prol da qualidade ambiental da cidade – acontece de 12 a 30 de junho; debates conduzidos por atores importantes da área de meio ambiente, um show musical com Tom Zé, oficinas com enfoque na arte-reciclagem e um planetário montado na Vila de Paranapiacaba (localizada em área de preservação ambiental e histórica) completam as atividades.
Bacias hidrográficas
Está iniciando o processo de inscrição/seleção para o Curso de Especialização (360h) sobre “Manejo Ambiental de Bacias Hidrográficas “, que terá início em agosto próximo com duração de um ano na Universidade Federal de Itajubá. O curso será ministrado por professores de seu quadro efetivo e de outras Instituições – Universidade de São Paulo, Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Viçosa, Promotoria do Estado de São Paulo, Universidade Federal de Ouro Preto, IGAM e Instituto Agronômico do Paraná.
Informações:unifei
Leave a Reply