A Fitma Aquatec Brazil – evento dos setores de Saneamento e Meio Ambiente do Brasil e da América Latina – traz como novidade, em sua 4ª edição, que se desenvolverá de 03 a 05 de junho, no Ibirapuera, a realização simultânea do 4º Congresso Regional de Engenharia Sanitária e Ambiental da 4ª Região da AIDIS – Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental / Cone Sul. A abertura da Feira e dos eventos simultâneos será no dia 03 de junho, às 10 h, com uma palestra de Carl-Axel P. Soderberg, diretor da Divisão do Caribe da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, e responsável pelo estabelecimento e implantação do Programa de Pré-Tratamento Industrial na Autoridade de Águas e Esgotos de Porto Rico.
Entre os temas a serem tratados no Congresso estão: Estado da Arte em Tratamento de Água de Abastecimento Público; Preocupações em Relação à Qualidade da Água; Destinação Final dos Efluentes; A Gestão dos Serviços de Saneamento, Índices e Indicadores de Desempenho; Espaço Saudável; Avaliação Regional dos Resíduos Sólidos na América Latina; Implementação do Sistema Interamericano de Informações sobre Saneamento Ambiental; Dias Interamericanos da Água, do Ar e dos Resíduos Sólidos em 2003.
A Feira terá cerca de 180 expositores nacionais e nos pavilhões estrangeiros. A previsão é de que 1.500 pessoas participem dos eventos simultâneos à Feira, reunindo no total representantes da Argentina, Alemanha, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, China, Dinamarca, EUA, França, Grã-Bretanha, Itália, Países Baixos, Paraguai e Uruguai.
Além da Feira e do Congresso da Aidis , ocorrerão simultaneamente mais dois eventos técnicos:
1) I Simpósio Latino-Americano sobre Biossólidos e III Simpósio sobre Biossólidos do Mercosul abordando os temas: Caracterização de Lodos; Minimização; Higienização; Desaguamento; Digestão, Destruição Térmica, Operação e Manutenção de Estações de Tratamento, Uso Agrícola; Impactos Ambientais; Benchmarking; Licenciamento, Legislação; Iniciativas Estratégicas e de Sustentabilidade e
2) II Encontro Latino Americano de Resíduos Sólidos – com debates sobre: Formas de Contratação para Serviços de Limpeza Urbana, Incluindo Coleta, Tratamento e Destinação Final; Responsabilidade Pós-Consumo; Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde; Pesquisa em Resíduos Sólidos; Compostagem.
Metais pesados
Cientistas da Alemanha, Irlanda e reino Unido desenvolveram um novo método para remover metais pesados dos efluentes de processos industriais a um custo muito mais baixo. O novo processo, que poderá ser utilizado para vários tipos de indústrias, está sendo desenvolvido através do EU-funded BRITE/EURAM 3, um programa que promove a colaboração entre os países da União Européia para buscar novas tecnologias industriais.
A tecnologia usa minúsculas partículas impregnadas óxidos que não permitem a perda das propriedades magnéticas atraindo metais pesados como arsênico, mercúrio e ferro, que são altamente tóxicas para o ser humano. As partículas e os metais pesados aderidos a elas são removidos e separados em um segundo processo podendo os metais serem reciclados para utilização.
Fonte: Israel Export Institute – Environmental Technology
Nova utilidade para a PET
Antes rejeitadas na reciclagem por falta de utilização as PETs, usadas indústrias de refrigerantes, estão mostrando versatilidade como componentes de paredes de concreto em pesquisas realizadas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica, em Curitiba (PR), e também como matéria-prima para canalizações.
A inovação é da EBR – Empresa Brasileira de Reciclagem, de Diadema (SP), que há um mês lançou uma linha de canalizações produzidas através da reciclagem das PETs. Já estão sendo produzidas canalizações de 40mm, 50mm, 75mm e 100mm e segundo os fabricantes apresentam algumas características como maior rigidez e custo 15% a 20% menor do que o PVC.

Contaminação
Canadá e Estados Unidos fizeram acordo para a limpeza de 43 locais contaminados na zona dos Grandes Lagos: 26 nos Estados Unidos, 12 no Canada e 5 regiões compartilhadas por ambos países. Os custos poderão chegar a US$7,4 bilhões para os Estados Unidos e US$1,3 bilhão para o Canadá.
Fonte:U.S. Water News
Leave a Reply