Mundo celebra a água

Em várias partes do mundo estão acontecendo eventos para marcar a passagem do Ano Internacional da Água Doce. O Festival Songkran é celebrado de 7 a 15 de abril na Tailândia. Os momentos fortes acontecem de 13 a 15, quando os habitantes celebram a chegada do novo ano.

A água é a atração principal do festival pois o momento culminante é quando todo o mundo joga água nos outros. Veja o que aconteceu em:festival

Água em barris

Como em muitas outras partes do mundo, diversas comunidades do sul da África carecem de um adequado acesso à água. Uma idéia foi criar um sistema de transporte de barris apelidado de rollers dos hipopótamos. Os rollers são acoplados a contendores cilíndricos em formato de barril, suficientemente fortes para suportar as típicas condições rurais, que rodam no chão e são controlados por manilhas de aço desmontáveis.

Os barris têm uma capacidade de 90 litros de água, 5 vezes mais do que o volume normal transportado sobre a cabeça, e podem ser conduzidos com facilidade até mesmo por crianças. Informações adicionais:

hipporoller

Fonte: Splash – boletim do Ano Internacional da Água Doce –

Música

As crianças do Jardim de Infância 903 Grumete Pedro Alonso, na cidade de Lobos (província de Buenos Aires, Argentina), que têm entre 4 e 5 anos compuseram poesias em aula. Veja esta:

Los niños y las niñas del mundo,

Queremos sonreír

Cuando abriendo las canillas

Agua podamos conseguir.

Si agua quieres tomar

No la debes derrochar.

Soy el agua dulce

Que en ríos y arroyos estoy,

Pero si no me cuidan

Pronto moriré yo.

Por eso les pido,

¿cuídenme, por favor!

Para que siga corriendo

O como vine me voy.

Exposição

Foto:

Rice fields and agriculture:

©UNESCO;

Dominique Roger.

Indonésia

“Água para Todos, Água para a Vida” é o título da exposição realizada na sede da Unesco, em Paris, para divulgar o Programa Mundial de Avaliação dos Recursos Hídricos e o Ano Internacional da Água Doce. A exposição incluiu informação sobre o Ano Internacional del Água Doce, o Informe Mundial sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, uma mostra de fotos e um mural de projetos com um panorama geral das atividades em comemoração do Ano. As fotos podem ser vistas em: www.wateryear2003.org

Jogo da água

O Projeto Sobrevivência do Homem e a Água está sendo executado por uma ONG sem fins lucrativo dedicada a aspectos ambientais e humanitários cuja sede está no Estado de Bavelsa, na região do delta do Níger, Nigéria. A organização trabalha em várias atividades para o Ano. Uma delas consiste em um jogo de baralho que mostra mensagens sobre como manter a água limpa, como proteger o recurso, conservar os lagos, deter a contaminação, impedir a destruição das canalizações, etc.

Jovens limpam rio Kalamu

Este projeto tem como objetivo purificar as águas do rio Kalamu que atravessa vários bairros de Kinshasa, cidade de mais de 7 milhões de habitantes, capital do Congo.

A severa contaminação do rio, ocasionada pelos despejos é atualmente a origem de muitas doenças. Algumas das atividades desenvolvidas pelos jovens incluem campanhas educativas destinadas aos moradores ribeirinhos e instalação de mais de 200 pontos de coleta de lixo na região.

Leave a Reply

Your email address will not be published.