Ano Internacional da Água Doce – Dados Globais

Há mais de 1 bilhão de pessoas com acesso deficiente a sistemas seguros de abastecimento de água. E 2,4 bilhões — mais de 1/3 da população do mundo — não pode contar com serviços de esgoto. Os resultados são devastadores:

Mais de 2.2 milhão de pessoas, a maioria em países em países em desenvolvimento, morre a cada ano de doenças associadas às más condições de saneamento;

6. 000 crianças morrem diariamente por doenças que poderiam ser prevenidas se pudessem contar com serviços de água e esgoto;

Mais de 250 milhões de pessoas sofrem com doenças a cada ano. O acesso à água tratada e aos serviços de esgoto sendo cruciais para o bem-estar humano e desenvolvimento estão se tornando uma prioridade para a comunidade internacional. Para enfatizar a necessidade de uma ação imediata a ONU designou 2003 como o Ano Internacional da Água Doce.

Embora essencial, a água doce está distribuída de forma desigual: apesar de o mundo ter 70% de sua superfície coberta por água, 97,5% dela é salgada. Dos restantes 2,5%, que são doces, pelo menos ¾ estão congelados nas calotas polares.

Para agravar o quadro nos lugares onde há água suficiente para as necessidades há urgência em melhorar o uso e o manejo. No mundo de hoje grande parte da água é contaminada ou usada de maneira não eficiente e freqüentemente a demanda vem aumentando muito mais rapidamente do que a capacidade de reposição da natureza.

Enquanto a disputa pelos recursos hídricos tem sido uma fonte de conflitos a história mostra que o compartilhamento pode ser um catalizador para a cooperação.

Em regiões como os Estados Unidos, a China e a Índia, a água subterrânea está sendo consumida mais rapidamente do que a capacidade de reposição dos aqüíferos. Alguns rios como o Colorado, no oeste dos Estados Unidos, e o Rio Amarelo, na China, com freqüência têm ficado secos antes de chagar ao oceano.

A tarefa de carregar água nas zonas rurais é uma função de mulheres e crianças que muitas vezes têm que caminhar longas distâncias cada dia para Ter água para as necessidades da família. As mulheres são também mais afetadas pela falta de condições adequadas de instalações sanitárias.

Atualmente, como nunca havia acontecido antes, metade dos leitos hospitalares em todo o mundo estão ocupados com doenças originadas da falta de água adequada.

Durante a década de 90 cerca de 835 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento obtiveram acesso à água e 784 milhões passaram a contar com serviços de esgoto.

Os desafios globais

Os 147 líderes mundiais que participaram da Cúpula do Milênio 2000 aceitaram o desafio de reduzir à metade, até 2015 o número de pessoas sem acesso à água Em 2002 na Cúpula do desenvolvimento Sustentável, em Johannesburg, os países agregaram a essa meta a de reduzir também pela metade o número de pessoas que não contam com serviços de esgoto, também até 2015.

O custo desse melhoria para atendimento de uma necessidade básica está estimado em US$ 20 bilhões por ano – quantia gasta em menos de um mês, pelos Estados Unidos, na Guerra do Iraque.

Estatísticas-chave

 Cerca de 70% de toda a água doce disponível é usada na agricultura. Mas por causa de sistemas de irrigação deficiente, principalmente em países em desenvolvimento, mais de 60% dessa água é perdida por evaporação ou retorna aos rios e aqüífero carregando resíduos de defensivos.

Os sistemas de irrigação aumentaram mais de 60% desde 1960.

Cerca de 40% da população mundial vive em áreas de moderado ou alto stress hídrico. Até 2025 é estimado que cerca de 2/3 dos habitantes da Terra – aproximadamente 5,5 bilhões de pessoas vão estar morando em áreas sujeitas a stress hídrico.

Gradativamente mais áreas do mundo estão sofrendo de escassez de água, particularmente no norte da África e oeste e sul da Ásia .

O uso da água aumentou seis vezes durante o último século, mais de dois

A água perdida devido a vazamento, desperdícios e ligações clandestinas representa cerca de 50% da água consumida pelas populações dos países em desenvolvimento.

 Nos países em desenvolvimento cerca de 90% do esgoto doméstico e 70% do esgoto industrial são descarregados diretamente nos rios onde é captada a água de abastecimento.

Os ecossistemas de água doce estão severamente poluídos: cerca de metade das áreas úmidas já foram perdidas e mais de 10 mil espécies aquáticas de ecossistemas de água doce já estão extintas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.